Restaurantes

No Janine Loves Sunday celebra-se o amor e a comida vegan

O casal Tape Gaillard trocou Paris por Lisboa, há dois anos. Agora, abriu um restaurante de comida 100 por cento vegan e maravilhosa.
Praticamente tudo é também biológico.

Chama-se Janine Loves Sunday e é o novo espaço de comida 100 por cento vegan da cidade de Lisboa. Aberto três semanas antes da quarentena, esteve depois encerrado, devido à pandemia do novo coronavírus, para voltar a servir refeições em meados de maio.

À frente do espaço estão Frédérique Tape Gaillard e Alain Tape Gaillard, um casal de 39 e 41 anos, que se mudou de Paris, em França, para Portugal, em setembro de 2018. “O meu marido é da Costa do Marfim e conhecemo-nos em Paris, onde morávamos os dois há muitos anos. Temos três filhos e tínhamos decidido sair de França até setembro de 2018, porque não queríamos que os miúdos estudassem lá”, conta à NiT Frédérique Tape Gaillard.

O primeiro destino a ser ponderado foi os EUA, porém, após dois fins de semana em Lisboa, tomaram outra decisão. Deixaram as duas brasseries vegan das quais eram donos na capital francesa — um conceito absolutamente inovador naquele país —, e mudaram-se para a Arrábida.

Um ano depois, em setembro de 2019, trocaram o mar e a serra pelas ruas pitorescas de Lisboa. Escolheram Campo de Ourique para a sua casa e o seu restaurante. “O Alain sempre trabalhou em restauração, passou por várias funções, mas nunca foi chef. Ele é também músico, e uma pessoa muito criativa. Quando nos juntámos eu era vegan e ele não. Sempre foi ele que cozinhou em casa e foi aprendendo mais sobre comida vegan. Aprendeu tudo de forma auto didata e agora é quem confeciona tudo na nossa cozinha, e é vegan (risos)”, explica a dona do espaço.

A matéria bruta é 100 por cento portuguesa. Com ela, Alain trabalha os produtos e chega aos pratos deliciosos que serve. Outra particularidade, é que no Janine Loves Sunday não existe desperdício, “tudo é utilizado, desde a raiz de um vegetal, à rama e casca”. Além disso, por enquanto, tudo é 80 por cento biológico, mas brevemente chegarão aos 100 por cento.

“O nosso conceito é comfort food. Não há nada demasiado ‘estranho’, em consistência ou sabor. Procuramos chegar às pessoas não vegan e servir comida que não saiba demasiado a ‘saudável’, não usamos tofu, por exemplo. Temos clientes que comem carne, mas que adoram os nossos hambúrgueres e kebabs. Somos nós que criamos de raiz a carne falsa, os gelados, os molhos, e fazemos o próprio pão”, refere a francesa, que já foi modelista.

O espaço foi pensado para vender comida para fora, em regime de take-away e entrega ao domicílio, mas há uma pequena esplanada que pode ser utilizada para consumir no local. Os pratos do dia podem passar por couscous royal, wok de arroz com legumes e cajus caramelizados, entre outros. Há ainda cocktails, e uma happy hour, entre as 17 e as 20 horas, onde custam 5€ cada.

O Janine Loves Sunday fica no número 30A da Rua Ferreira Borges e está aberto de terça-feira a sábado, das 11h30 às 22 horas. Pode fazer a sua encomenda através do número 932 192 009. De seguida, carregue na galeria para conhecer o espaço e alguns dos pratos servidos.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Ferreira Borges, 30A
    1250-096 Lisboa
    Lisboa, Campo de Ourique

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT