restaurantes

Marhaba: o novo restaurante com comida do Médio Oriente que ajuda refugiados

Começou com serviço de catering e agora vai ter um espaço físico em Lisboa com várias sugestões de take-away.
É o novo restaurante de Lisboa.

O projeto Marhaba já existe em Lisboa há dois anos apenas como serviço de catering. Apoia refugiados e está a ser um dos grandes impulsionadores no que à inclusão diz respeito na cidade. Ali trabalham essencialmente homens e mulheres vindos da Síria, do Iraque e da Eritreia. O próximo passo é a abertura de um restaurante em Benfica, com serviço de take-away.

Para isso precisam de ajuda e até foi criada uma campanha de crowdfunding. Arrancou esta quarta-feira, 11 de dezembro, e vai terminar a 10 de janeiro do próximo ano. O objetivo é chegar aos 10 mil euros. Na altura em que a NiT está a escrever este artigo, apenas três pessoas tinham contribuído.

Haverá vários pratos disponíveis.

É num antigo talho no Mercado de Benfica que tudo vai acontecer. A localização foi conseguida com o apoio da Junta de Freguesia de Benfica. A ementa que ali será preparada é 100 por cento vegetal e com os sabores autênticos da Eritreia, Síria ou do Iraque.

A preocupação pelo ambiente e por uma alimentação saudável não serão esquecidas. Por exemplo, os falafels e as chamuças não serão fritos. Serão usadas técnicas modernas, como é o caso da desidratação.

Os menus serão sazonais com base nos ingredientes da época e com o que conseguem todos os dias. Ali também não irá entrar açúcar refinado ou garrafas de plástico. As águas serão filtradas e haverá chá, sumos naturais e shots detox para acompanhar os diferentes pratos.

Está previsto abrir em 2020.

Este será o primeiro restaurante em Lisboa com sugestões da Eritreia. Shiro, Alicha, Injera e o pão artesanal Hembesha são alguns dos pratos que poderá experimentar em Benfica já a partir do próximo ano. Por enquanto ainda não existe uma data para a abertura.

Marhaba quer dizer bem-vindo em árabe. A CRESCER, a Associação de Intervenção Comunitária, fundada em 2001, é outros dos projetos que apoia este restaurante que irá abrir em Lisboa.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. João Frederico Ludovice, 1500-354 Lisboa
    1500-354  Lisboa
    Lisboa
PREÇO MÉDIO
Menos de 10€
TIPO DE COMIDA
Médio Oriente

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT