gourmet e vinhos

As loiças do melhor restaurante do mundo são portuguesas e já as pode ter em casa

O Studioneves tem pratos e taças em vários países. A marca criou agora uma linha de casa com diferentes tons, tudo feito à mão.
Fotos de Manuel Manso.

Não há uma peça igual na Studioneves. As várias loiças são feitas à mão, o que lhes confere uma irregularidade muito própria. A marca foi criada em 2011 e está presente em restaurantes de vários países. Um deles é mesmo o melhor do mundo. É nestes pratos feitos em Portugal que o chef Mauro Colagreco apresenta as criações do Mirazur, em Menton, França, o espaço que está em primeiro lugar na lista da 50 Best Restaurants.

A Studioneves criou uma linha de loiças para que as possa ter em casa e servir também os pratos elaborados que fizer. Uns simples ovos mexidos até ganham uma nova vida se forem servidos nestas verdadeiras peças de arte.

Não há duas peças iguais.

A inspiração foram os tons naturais, sempre com a elegância que caracteriza a marca. Copos de café, taças grandes, pratos e copos são algumas das sugestões. Encontra peças em branco, rosa e turquesa, mas atenção: os stocks são limitados. Um copo de café custa 13€. Já uma bowl pode chegar aos 59€.

Por norma, as peças de cerâmica são queimadas a 1300ºC, mas no Studioneves, com a produção em Alcoitão, Alcabideche, conseguem-nas fazer a 150ºC. Reduzem assim o consumo de gás natural e a consequente emissão de gases poluentes. São também peças mais resistentes do que as tradicionais.

Em Portugal, o Feitoria, o Alma e o Vistas são alguns dos restaurantes com estrela Michelin que servem os menus em pratos do Studioneves. Já fora do País, além do Mirazur, a marca está no Celler de Can Roca, em Girona, o Asador Etxebarri, no País Basco; ou o D.O.M, no Brasil.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT