restaurantes

Lisboa tem dois dos melhores restaurantes italianos do mundo

O prémio da associação Eccellenze Italiane volta a distingir espaços em Portugal. Um deles já é repetente na matéria.
O Fiammetta fica em Campo de Ourique.

Não precisa de ir a Itália para experimentar boas pizas ou pastas. Em Lisboa há dois dos melhores restaurantes italianos do mundo. A Fiammetta, em Campo de Ourique, e o Bella Ciao, na Baixa, receberam o prémio Eccellenze Italiane, entregue pela associação que tem o mesmo nome.

O objetivo desta distinção é recomendar espaços em todo o mundo que promovam marcas típicas italianas. Em Portugal, para 2020, a associação destacou estes dois restaurantes. Já em 2019 tinha também sugerido o Fiammetta. Em 2016, tinha sido a vez do Come Prima, do chef Tanka Sapkota, receber o prémio.

No caso do Bella Ciao a distinção Eccellenze Italiane é uma estreia. O restaurante mudou de localização em 2017 e manteve a boa comida típica italiana. O tiramisu é um dos mais elogiados da cidade. Depois, nas pastas tem o penne primavera, com tomate, cebola, manjericão e queijo; ou o orecchiette com bróculos, anchovas, alho e queijo.

Já o Fiammetta é repetente nesta distinção: é a segunda vez que vê o nome com um selo da Eccellenze Italiane. Abriu em Campo de Ourique em dezembro de 2018. É um restaurante e também uma mercearia com vários produtos de Itália como queijos, enchidos, azeites e vinhos. Há bruschetas com tomate, pancetta, crostini de mozzarella e prosciutto de Parma, ou saladas caprese, burrata com nozes, pêra e gorgonzola (9€), ou de feijão com tomate, atum e mozzarella.

Tem ainda massas frescas, feitas todos os dias, mas não tem pizzas. No restaurante há lugar para 24 pessoas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT