Há um novo inquilino no The Art Gate no Chiado, em Lisboa. O espaço que junta suites, galeria de arte e um espaço de restauração tem um novo chef. Por ali, até ao início do ano, passou o coletivo Ona, com propostas muito criativas. Desde março que é Hugo Candeias quem prepara as várias sugestões.
Muda a equipa de cozinha, mas há elementos que se mantêm, como a grande mesa criada por Mircea Anghel, da Cabana Studio. Tem 2,50 metros de diâmetro e por norma lugar para 12 pessoas. Nesta altura são apenas oito as pessoas que ali podem fazer uma refeição.
Existem ainda mais lugares ao balcão, junto à cozinha. Antes tinha capacidade para cinco, agora sentam-se mais três pessoas. Todo o restaurante do The Art Gate pode ser reservado para grupos para o máximo de oito pessoas.
A ideia era que o projeto de restauração fosse temporário, com a entrada sempre de uma equipa passados alguns meses. Tal ainda está a ser pensado, mas certo é que Hugo Candeias irá ficar como chef residente no futuro. O português esteve nos últimos anos à frente da cozinha do Hoja Santa, o restaurante de Albert Adriá em Barcelona, Espanha.
Até Lisboa chega com um menu de degustação que aposta nos produtos portugueses, mas com algumas técnicas da cozinha mexicana. As reservas são obrigatórias. O menu custa 65€ por pessoa e pode sempre ser completado com um pairing de vinhos por 35€ ou com chás (25€), numa parceira feita com a Companhia Portugueza do Chá.
É composto por quatro momentos. O primeiro junta sugestões com maracujá, menta e café; pêra nashi, mescla e hibiscos; e azeitona de lagar. No segundo apresentam-se releve de tártaro; aguachile de amêijoas, tosta de sapateira cornucópia de tomate e tempura de bacalhau. Antes das sobremesas há tamboril com molho de pinhões e leitão.
O menu termina com flan de milho e moscatel, framboesa e hibiscos, e um bolo de chocolate com folha de milho. Poderá ser provado até setembro. A partir daí poderão chegar novas sugestões ao restaurante do The Art Gate
O espaço está a adotar várias medidas devido à Covid-19. Por exemplo, a cozinha é desinfetada a cada hora e as máscaras da equipa trocadas a cada duas. A casa de banho é desinfetada a cada utilização. Já os casacos dos clientes são guardados no bengaleiro com uma capa para não estarem em contato uns com os outros.