restaurantes

Experimentámos o novo (e incrível) menu do duas estrelas Michelin The Yeatman

Nos 10 anos do restaurante, o chef Ricardo Costa aposta em conservas caseiras, pratos incónicos e snacks sem formalismos.
Esta é a beringela com molho de borrego.

Leitão, ovos moles, lampreia e sugestões para comer à mão, sem pegar nos talhares. Só por esta descrição, poderíamos estar em qualquer restaurante do País, mas falta referir elementos importantes. A vista é sobre o Douro e para a ribeira do Porto a partir de um hotel em Vila Nova de Gaia. Os pratos são servidos no The Yeatman, o espaço com duas estrelas Michelin e que há 10 anos tem o chef Ricardo Costa aos comandos.

Celebra 40 de vida e 20 de carreia em 2020 com o menu especial que já está disponível desde o início de fevereiro. A NiT foi experimentar todos os pratos, num almoço especial para jornalistas. Não nos importámos que ali fosse a nossa cantina diária, de ver a águia Lúcifer a sobrevoar e afugentar gaivotas várias vezes por dia, e terminar todas as refeições com uma infusão a ver a ponte D. Luís e os turistas na ribeira como formigas junto às coloridas fachadas.

As boas-vindas foram-nos dadas na sala do restaurante com o seu toque clássico e as grandes janelas viradas para o Porto. O chef convida-nos até até à cozinha, para nos explicar as mudanças do menu. “Vamos continuar com pratos que nos acompanham há muitos anos, mas a fazer alterações consoante a estação”, explica Ricardo Costa.

Este ano quis explorar o tema das conservas e fazer diferentes variações. “As conservas não são o tema principal, mas foi uma das apostas que quisemos desenvolver.” Não nos prende mais na cozinha e pede que tomemos um lugar à mesa, sem antes referir que haverá novidades nas sobremesas. Mal podemos esperar.

Como é habitual num restaurante estrela Michelin, a refeição não começa com um couvert. São antes dados alguns snacks para preparar o palato para a experiência gastronómica que dali se vai seguir. A sugestão de ostra com que começámos já podia ser provada no menu anterior. É cozinhada com lima e junta maçã verde e uma espuma de jalapeños por cima. É servido com um cocktail de maçã. Uma boa forma de entrarmos no tema do mar, que domina grande parte das opções.

Sanduíche de caranguejo.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • The Yeatman [ver mapa]
    Rua do Choupelo, 345
    4400-088 Vila Nova de Gaia
    localização
    Grande Porto
site e redes sociais

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT