restaurantes

Emotivo: o novo restaurante sem menu onde os pratos são escolhidos com um jogo

Abriu no Porto e é um projeto de Sara Verde. Todos os meses as sugestões mudam e são sempre dedicadas a uma região do País.
A ementa é um jogo.

Esqueça o menu físico, apontar o telefone para um QR Code que está tão na moda por estes dias, ou um quadro de ardósia com todos os pratos escritos. No Emotivo, o novo restaurante do Porto, as sugestões não são escolhidas da forma mais tradicional, com uma ementa. É através de um jogo que Sara Verde vai preparar um menu de degustação, sempre baseado numa região do País.

À mesa são lhe dados cinco objetos que representam duas regiões de Portugal. Aos clientes é pedido que escolham três deles. É assim que é encontrada a base da ementa que será servida.

O Emotivo é um restaurante que vai viajar à mesa por todo o País. Nestes primeiros dois meses de abertura são as regiões do Algarve e da Beira Litoral que estão em destaque. Passado esse tempo, serão outros os ingredientes a entrar na cozinha, outros objetos a fazer parte do jogo inicial e outras regiões a serem trabalhadas pela chef Sara Verde.

A chef Sara Verde é a responsável pelo restaurante.

O menu é sempre para partilhar e para o mínimo de duas pessoas. Inclui sete momentos: três entradas, uma quente e duas frias; dois pratos principais; e duas sobremesas. Custa 55€ para os dois, sem bebidas. À mesa tanto podem chegar pratos vegetarianos, de carne ou peixe. Se pretender uma refeição 100 por cento vegetariano terá de deixar essa indicação assim que fizer a reserva.

Os pratos têm uma base tradicional portuguesa, mas um toque contemporâneo dado por Sara Verde. São sempre privilegiados produtores locais das zonas em destaque nos diferentes meses.

Durante estes dois meses serão trabalhados o mel da Serra de Monchique, o sal de Castro Marim, batata doce de Aljezur, medronho, ovos moles de Aveiro, pastel de Tentúgal, maçã de Alcobaça, queijo do Rabaçal e carne arouquesa.

Depois do Algarve e da Beira Litoral serão a Estremadura e a Madeira as duas zonas em destaque à mesa do Emotivo. Sara Verde é formada em fotografia, mas tirou o curso de cozinha na  Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Passou por alguns restaurantes da cidade, como o The Kitchen, LSD ou o Amoré. O Emotivo abriu em agosto.

O leite creme é uma das sobremesas que pode provar.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Rosário, 124, 4050-520 Porto

    4050-520 Porto
  • HORÁRIO
  • Das: 19:00
  • às: 23:00
  • Fecha domingo e segunda.
PREÇO MÉDIO
Mais de 50€
TIPO DE COMIDA
Portuguesa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT