restaurantes

As novas Magic Boxes da Auchan querem acabar com o desperdício alimentar

Para já, só estão disponíveis numa das lojas da cadeia, mas o objetivo é chegarem a mais localizações rapidamente.
Custam desde 3,99€.

A Auchan juntou-se à plataforma Too Good To Go para ajudar no combate contra o desperdício alimentar. Através da aplicação a cadeia disponibiliza Magic Boxes com excedentes alimentares que estão em boas condições, mas que já não iriam ser vendidos. Por enquanto é apenas na loja da marca no Almada Forum que estão disponíveis.

O objetivo, contudo, é que outros supermercados do grupo se juntem a esta iniciativa nos próximos tempos. As Magic Boxes custam 3,99€ e podem ser recolhidas no balcão de atendimento entre as 22h30 e a meia-noite. Juntam produtos que estão perto do final do prazo de validade. É o caso de iogurtes, pão, queijos, fiambre, sandes, sumos do dia, salgados e refeições frias. 

“A redução do desperdício é um compromisso da Auchan Retail Portugal. Por isso mesmo, procuramos sempre novas soluções que combinem a prevenção de desperdícios alimentares com a conveniência do melhor preço para o consumidor, sem prejuízo da qualidade dos produtos”, explica Ricardo Macedo, Diretor de Oferta e Dinâmica Comercial de Produtos Frescos.

A Auchan já tem vindo a desenvolver outras estratégias ao longo dos últimos anos para reduzir o desperdício alimentar. É o caso das soluções que permitem aos consumidores comprar vários produtos avulso, mas também a entrega de refeições a diversas associações. Só em 2018, foram doados mais de dois milhões de euros em alimentos.

Esta nova parceria foi feita pela Too Good To Go, um projeto dinamarquês que surgiu em 2016 e está presente em 14 países na Europa. Em Portugal está oficialmente disponível desde outubro. Tudo funciona através da aplicação onde são feitos os pedidos. É uma espécie de Uber Eats ou Glovo, como quiser, só que com uma oferta de menus bem mais reduzida. Ou melhor, na Too Good To Go não existe um menu que as pessoas possam escolher.

Cada espaço cria uma Magic Box com comida de qualidade que não ia ser vendida, a um preço mais reduzido. Nunca sabe à partida o que recebe, só mesmo depois de ir levantar o seu pedido. Através da aplicação consegue ver os locais, as moradas e o horário em que estão disponíveis para fazer a recolha.

É possível também confirmar o preço e fazer logo o pagamento. Tem sempre de ir aos espaços levantar a sua encomenda, já que não são feitas entregas ao domicílio. Por toda a Europa, são mais de 30 mil os espaços que se associaram e 18 mil os utilizadores.

Segundo dados da própria empresa, desde que foi lançada já evitou com que 26 milhões de refeições fossem desperdiçadas e com que 66 mil toneladas de dióxido de carbono fossem emitidas para a atmosfera.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT