restaurantes

A cozinha portuguesa do Frade regressa a Lisboa com novidades

O restaurante da Calçada da Ajuda tem novos conceitos e menos lugares ao balcão.
A comida é tradicional portuguesa.

Já eram poucas os clientes que se sentavam ao balcão do Frade, em Lisboa. O restaurante reabriu e só tem oito cadeiras para ver como são preparadas as sugestões dos chefs. O restaurante abriu antes do verão de 2019 e regressa com uma esplanada, onde se sentam igualmente oito pessoas. Nos sabores, a base tradicional portuguesa mantém-se.

Existem mais novidades. O Frade passa a estar disponível para take-away e ainda para delivery com o serviço feito através da Uber Eats. Há ovos com espargos, mucama de atum com ovos, estupeta de atum, lulas com grão, coelho de coentrada, pimentos assados e pato em escabeche. Isto nos petiscos.

Há menos lugares ao balcão.

Já nos pratos a oferta passa pelo arroz de pato, o arroz de robalo ou o bacalhau com batata. Nas sobremesas, as propostas tradicionais continuam. Há encharcada, mouse de chocolate, requeijão com mel, marmelada e canela, ou um pijama, com um pouco de cada.

O restaurante vai ainda ter jantares privados para oito pessoas e há a possibilidade de um dos chefs ir até sua casa para fazer uma refeição especial, só precisa de marcar.

Sérgio Frade e Carlos Afonso são os responsáveis pelo espaço. O nome do restaurante é uma homenagem ao avô de Sérgio, que abriu um restaurante com este mesmo nome em 1966, em Beja, que acabou por fechar há mais de 20 anos.

O local era conhecido pela comida feita pela avó e pela produção de vinho da talha, que os primos passaram também a servir no Frade de Lisboa.

“Morei algum tempo no Brasil e voltei há dois anos. Queria abrir um winebar com petiscos em Belém, mas encontrei este sítio que já tinha cozinha pronta e alvará para funcionamento de um restaurante. Pedi ajuda ao Carlos e O Frade ganhou outro nível com vinhos naturais e gastronomia portuguesa”, contou à NiT o empresário Sérgio Frade na altura da inauguração.

“Tive a oportunidade de trabalhar com grandes chefs em restaurantes de renome nacionais e internacionais, que me deram as ferramentas necessárias para aperfeiçoar os pratos tradicionais que aprendi a cozinhar com a minha mãe”, conta Carlos Afonso — que já trabalhou com Hans Neuner, no Ocean do Algarve, e com Alexandre Silva, no Mármoris, em Vila Viçosa.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • O Frade [ver mapa]
    Calçada da Ajuda, 14, Belém.
    1300-006 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Ajuda

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT