Restaurantes

O 100 Maneiras tem novos pratos, horário e menus de Natal

Há mudanças para experimentar ainda antes de terminar 2017 e sugestões para a consoada ou a passagem de ano que vão deixá-lo a rebolar.

Foto de Fabrice de Moulin.

No Bistro 100 Maneiras, no Chiado, não é preciso esperar por 2018 para haver novidades. O restaurante de Ljubomir Stanisic, em Lisboa, está aberto todos os dias e agora com meia hora extra, a partir das 19 horas.

No renovado menu, onde mandam os produtos de caça e os alimentos da época, há bacalhau com outros (bacalhau, línguas do mesmo, grão de bico e piso de coentros), Love Story (mão de vaca e rabo de boi), Perdida por 100 (perdiz, cogumelos, ovo a baixa temperatura e foie gras) ou Pump Queen (tarte de abóbora com gelado de iogurte), entre outras sugestões.

Nos cocktails também há novas criações, como o Catch Up (licor de dióspiro, ancho reyes, ketchup de dióspiro, amaro averna e sumo de limão) ou Chupete (Milagro, Dry Curaçao, sumo de limão e sumo de maçã).

A consoada também pode ser passada no Bistro 100 Maneiras, com o menu a custar 120€. Nos snacks inclui ostras, pérolas de sal e caviar de lima, polvo e coco, bolinhas de bacalhau, katsuobushi e pickles caseiros. A entrada fria é uma terrina de foie gras e brioche de ras el hanout com compota de romã e a quente um carabineiro com creme de castanha e funcho. Há bacalhau com todos, cabrito assado e, para terminar, aletria doce com sorvete de manjericão e rabanada com gelado de iogurte.

O menu para a passagem de ano custa 230€ por pessoa mas inclui as bebidas. Nos snacks há batatas crocantes de cavala fumada, falsos ovos (creme de castanha e trufa, espuma de queijo e caviar), cone do Douro. Segue-se um tártaro de veado e melancia marinada com molho de lima kaffir e um creme caseiro de carabineiro, tártaro do mesmo, cabeça de tempura, molho de plâncton e tapioca. O peixe é um pregado com texturas de couve-for, o limpa-palato um negroni em manteiga de cacau e o prato de carne um lombo de borrego em pistáchio, flores de alho, abóbora caramelizada em raz el hanout e cenouras com caril. Resta espaço para um cheesecake, crocante de bolacha Maria e gelado de tomate e ainda texturas de iogurte, lemon curd, lima, crocante de leite e cominhos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT