Gourmet e Vinhos

Atenção: os trabalhadores do Lidl vão estar em greve este sábado

Em causa estão exigências como o aumento de 90€ no salário ou o fim da perseguição aos funcionários.
Chegou a nova coleção desportiva.

Os trabalhadores do Lidl vão estar em greve no próximo sábado, 29 de fevereiro. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal após a realização de plenários dos trabalhadores nas lojas e entrepostos ao longo do mês.

De acordo com o comunicado divulgado, a escolha da data prende-se com o facto de ser o último dia do ano fiscal no Lidl, uma vez que a empresa alemã rege o seu esquema pela legislação do país de origem. Neste pré-aviso de greve os trabalhadores exigem que o Lidl se sente à mesa com os representantes sindicais para chegar a acordo sobre as restantes demandas.

Como causa desta greve os funcionários do Lidl apontam exigências como o aumento dos salários em 90€ para todos os trabalhadores, “reposição dos três escalões remuneratórios a todos os trabalhadores e pagamento dos retroativos aos trabalhadores penalizados com a criação de um quarto escalão; fim da pressão, repressão e perseguição aos trabalhadores; atribuição de subsídio de frio a todos os trabalhadores que trabalham em temperaturas controladas” e ainda preferência na ocupação de postos de trabalho a tempo inteiro ou aumentos de carga horária aos trabalhadores em part-time.

Além destes pontos, os trabalhadores querem que seja discutido com os representantes do Sindicato a “reposição dos descansos compensatórios com retroativos e a melhoria das condições de trabalho”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT