gourmet e vinhos

Sabia que o que está dentro dos pacotes de batatas fritas não é ar?

É um gás que ajuda a preencher as embalagens e não é para enganar o consumidor, não se preocupe.
Não é ar o que está no interior.

É sempre uma desilusão: abrir um pacote de batatas fritas que parece grande, mas na verdade tem menos batatas do que aquilo que parecia. “Metade disto é só ar”, é uma das frases mais repetidas quando abre uma embalagem com este snack. Mas há uma explicação para estas embalagens não virem cheias até cima com batatas.

Não é simplesmente ar — como oxigénio ou dióxido de carbono —, o que se encontra no interior dos pacotes de batatas fritas. Segundo a “Reader’s Digest”, na altura em que são embalados em fábrica são cheios com nitrogénio.

A utilização deste gás tem dois objetivos: por um lado ajuda a que o produto seja acondicionado da melhor forma para que as batatas não se partam com facilidade durante o transporte, ao criar uma espécie de almofada. Além disso, o nitrogénio tem também um papel importante na conservação, para que as batatas durem mais tempo no interior da embalagem.

Segundo a mesma publicação, foi em 1994 que cientistas descobriram que, ao usarem este gás nos pacotes de batatas, conseguiam que o produto durasse mais meses do que se fossem preenchidos simplesmente com ar.

E porque motivo não conseguimos parar de comer um pacote até o terminarmos? A nutricionista Filipa Morgado explicou à NiT que tudo se deve à composição do produto e aos estímulos que são enviados ao cérebro quando as comemos.

“O facto de as batatas fritas de pacote serem viciantes relaciona-se tanto com a sua composição, como com os estímulos que o seu consumo envia para o cérebro.” Concluiu ainda que “os nervos enviam informações sobre este snack para o cérebro, aumentando a vontade comer”.

Num outro artigo, também Catarina Teles, nutricionista da cadeia de ginásios Holmes Place, explicou à NiT o que acontece ao nosso corpo quando comemos um pacote inteiro de batatas. Descubra o impacto deste impulso.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT