gourmet e vinhos

O incrível gelado que se faz com apenas 4 ingredientes num frasco

A receita é simples, fácil e muito versátil — e ideal para fazer em casa com os miúdos.
A receita dá para três porções.

Muitas pessoas têm aproveitado as últimas semanas para cozinhar mais e experimentar novas receitas. Com o esperado aumento das temperaturas nos próximos dias, esta é a receita que tem de preparar e que pode fazer com a ajuda dos miúdos.

Trata-se de um gelado que dispensa máquinas ou outro qualquer utensílio de cozinha. Além do congelador, apenas vai precisar de um frasco e de quatro ingredientes.

A receita divulgada pelo “New York Times” serve três porções. Se quiser modificar a base, ou acrescentar toppings, terá de contar com mais ingredientes, mas não deixa de ser uma receita simples e fácil de fazer. O frasco que usar tem de ter no mínimo 475 mililitros de capacidade e uma tampa que feche bem. 

Do que precisa

— Uma chávena de natas frias;

— Uma colher e meia de sopa de açúcar;

— Uma colher e meia de chá de extrato de baunilha;

— Uma pitada de sal.

Como se faz

Deite todos os ingredientes para dentro do frasco e feche-o bem. Agite vigorosamente até as natas engrossarem e atingirem quase o dobro do seu tamanho inicial — deverá demorar cerca de cinco minutos.

Quando a mistura atingir praticamente o dobro, e chegar à consistência de uma massa para brownies, leve o frasco ao congelador por pelo menos três horas.

Se quiser adicionar mais sabores à base, pode por exemplo acrescentar meia chávena de frutos vermelhos picados antes da mistura ir ao congelador, doce de fruta ou pedaços de  chocolate. Se gosta da combinação de chocolate com manteiga de amendoim, adicione uma colher de chá de manteiga de amendoim à mistura antes de agitar, ou então uma colher de chá de chocolate derretido. Terminadas as três horas no congelador, está pronto para ser serviços em taças ou cones.

Carregue na galeria para conhecer mais receitas de gelados que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT