gourmet e vinhos

A nova loja do Porto tem dezenas de queijos para provar

Fica na Praça Marquês de Pombal e apenas vende sugestões produzidas através de métodos artesanais.
Fotos de Queijaria da Praça/Facebook.

Doidos por queijo: abriu no Porto uma loja perfeita para vocês. Chama-se Queijaria da Praça, está a funcionar desde o início de dezembro e apenas apresenta sugestões produzidas de forma artesanal. Há dezenas de referências nacionais, mas também de vários países.

De cabra, vaca ou ovelha, são vários os queijos que aqui estão disponíveis. Os portugueses estão em maioria, mas também há referências que chegam de Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra ou da Holanda, tudo de produtores artesanais. Alguns estão inteiros, outros já partidos à metade ou até em quartos. É tudo vendido ao peso.

A Queijaria da Praça funciona como loja, mas também é um espaço de degustação. A mostra dos queijos está logo à entrada. Já no piso inferior, existe uma sala com várias mesas e cadeiras para pedir uma das tábuas de degustação. 

Há sugestões para duas pessoas, para grupos, mas também à medida com as variedades que quiser. São acompanhadas com pão da Garfa, elaborado com massa mãe e com ingredientes naturais, e compotas da Greenalyn, também da zona do Porto.

São várias as sugestões na loja.

Aqui é ainda possível pedir um copo de vinho para beber com os queijos, que fica sempre bem. Além de queijaria, vai ainda conseguir comprar outro tipo de artigos neste recente espaço do Porto.

Os vinhos e as compotas, que estão disponíveis no menu para servir de acompanhamento aos queijos estão também à venda. Os doces são de pequenos produtores e feitos com fruta colhida na época para aproveitar melhor o estado de maturidade.

Já os vinhos foram escolhidos consoante os queijos que ali se encontram. Há versões de todo o País para pedir em copo no piso inferior ou em garrafa na área de loja. As cervejas artesanais são outra das opções. Chegam da fábrica artesanal da Levare, no Porto.

A Queijaria da Praça só encerra aos domingos. De segunda e quinta-feira abre das 10h30 às 20 de segunda a quinta-feira. Já nos restantes dias está aberta por mais meia hora, até às 20h30.

No piso inferior há uma zona de degustação.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Praça Marquês do Pombal, 102, Porto
    4000-390 Porto
    Porto
TIPO DE COMIDA
Mercearia

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT