Gourmet e Vinhos

Na app SaveCook partilham-se receitas e comparam-se preços de ingredientes

O projeto é de quatro amigos, estudantes, que pretendem otimizar as idas ao supermercado em tempos de pandemia.
Uma aplicação revolucionária.

Há uma nova aplicação que promete melhorar a vida de todos na cozinha. Chama-se SaveCook e é uma plataforma que permite aos utilizadores partilharem receitas e compararem o preço dos ingredientes entre vários supermercados.

As receitas estão divididas por categorias, como carne, peixe, vegan, doces, entre outras, e é possível carregar uma receita para que todos possam consultar, ou apenas o próprio utilizador — servindo assim também como livro de receitas digital.

O projeto é de quatro alunos de engenharia da Universidade Nova e nasceu durante a quarentena. “A ideia surgiu numa conversa de grupo online. Estávamos a falar em como o tempo que tínhamos de ficar fechados em casa podia ser útil, e então surgiu esta ideia, porque além de gostarmos de cozinhar, sabíamos que se aproximavam tempo difíceis, muita gente iria deixar de comer fora e dedicar-se mais a cozinhar em casa”, explica à NiT João Veloso, um dos criadores.

O desenvolvimento da app começou a 14 de abril e ficou disponível no dia 15 de junho. Apesar de continuarem a ser desenvolvidas “novas funcionalidades de acordo com o feedback” que têm recebido. João Veloso (23 anos) e Rita Rebelo (22) são estudantes de engenharia informática, já Martim Vieira (22) e Filipa Gouveia (24) estudam engenharia eletrotécnica. Os quatro amigos conheceram-se durante projetos da faculdade, e atividades extracurriculares, há mais de dois anos.

Na SaveCook é possível carregar as suas receitas, pesquisar outras — através de categorias ou palavras chave —, e criar listas de compras automáticas, bem como pesquisar preços de ingredientes. O objetivo é otimizar custos e tempo no supermercado, ideal para utilizar na pandemia.

De acordo com os criadores, a app ultrapassou os mil downloadas nas primeiras 72 horas e esteve nas tendências número 1 em estilo de vida em Portugal, no Android, e em oitavo lugar no Top Mais do sistema iOS. Atualmente, tem mais de 1100 utilizadores e três mil downloads.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT