Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: aprenda a fazer os melhores cocktails da sua vida

Durante as próximas semanas, a NiT vai mostrar-lhe 12 receitas de bebidas feitas com o licor português.
Aprenda com os melhores.

Na edição deste ano do concurso Mistura Beirão participaram mais de 500 bartenders. Todos tiveram de apresentar um cocktail de autor, irreverente e original, que incluísse o Licor Beirão ou Beirão D’Honra. Depois de muitas provas, os jurados chegaram a acordo e escolheram os doze finalistas do concurso.

No dia 24 de outubro, na Quinta do Meiral — local onde o Beirão é produzido —, na Lousã, cada um dos finalistas preparou um cocktail em apenas sete minutos. Durante esse tempo, tiveram oportunidade de explicar a origem dos ingredientes que utilizaram e a sua mistura com o Beirão, dedicar a bebida a alguém especial, inventar ou contar uma história para a explicar ou fazer referência às cidades onde nasceram.

Se quiser treinar para ser um barman profissional — ou simplesmente surpreender os amigos e a família em casa —, leia este artigo com muita atenção. Durante as próximas semanas a NiT vai dar-lhe as receitas completas dos doze cocktails apresentados na final do Mistura Beirão por cada concorrente.

Depois, basta replicá-las em sua casa. Só precisa de alguns ingredientes, que possivelmente já terá no armário da cozinha, e da estrela da festa: a garrafa de Licor Beirão.

Comecemos pelos melhores: o prémio Melhor Cocktail foi entregue a Luís Fonseca, barman no Pesca, em Lisboa. O cocktail Bérrio mistura algumas especiarias trazidas pelos navegadores — como cardamomo, gengibre ou curcuma — com um toque de Licor Beirão. O nome da bebida também tem uma explicação: Bérrio foi a primeira embarcação a regressar a Lisboa após a descoberta do caminho marítimo para a Índia. 

“Pensar em Licor Beirão, faz-me pensar em Portugal: naquilo que o País faz, e fez de bom. Assente nessa linha de ideias, veio-me à cabeça a descoberta do caminho marítimo para as índias e isso rapidamente se tornou na minha inspiração para a criação desta receita”, explica Luís Fonseca.

A vencedora do prémio Visibilidade foi a barmaid Helena Pereira, com o cocktail Essência. Trabalha no Classe Bar, em Famalicão, e criou uma história de uma viagem a Espanha para explicar o seu cocktail.

“Esta é a história de uma garrafa de Beirão em territórios hispânicos. É um cocktail que nos vai fazer viajar: partimos de Guimarães e vamos até à Lousã buscar a estrela desta mistura — o Licor Beirão. Depois seguimos para Espanha, com paragens em Sevilha e Granada antes de entrarmos na Catalunha. A viagem acaba em Barcelona, já ao anoitecer, onde esta Essência triunfou na tangência com os palatos receosos dos espanhóis, conta a barmaid.

Carregue na galeria para conhecer dois dos melhores concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes e o modo de preparação utilizados nos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com o Licor Beirão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT