Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: 2 cocktails saborosos que tem mesmo de aprender a fazer

Durante as últimas semanas, a NiT tem vindo a dar-lhe várias receitas de bebidas feitas com o licor português.
São super originais.

Os cocktails de autor podem ser inspirados em milhares de ideias ou experiências e preparados das mais variadas maneiras. O que realmente importa são os ingredientes que escolhe, o que eles significam para si e aquilo que despertam a quem os prova.

Foi nisto mesmo que se inspiraram os doze finalistas do concurso Mistura Beirão, que aconteceu na Quinta do Meiral — local onde o Licor Beirão é produzido —, na Lousã. A NiT também lá esteve para lhe dar todas as receitas das bebidas de autor apresentadas. Depois, basta replicá-las em sua casa e tornar-se no melhor barman da família. 

Já lhe apresentámos os cocktails Bérrio e Essência; os cocktails Branca de Neve e Iva; os cocktails Álamo e Jardim do Sr. José; os cocktails Trinus e 1916; e os cocktails Reconquista e Inspiração Sazerac.

Quer isto dizer que esta semana vamos dar-lhe a conhecer os últimos dois cocktails criativos apresentados no concurso: Peralta, de Flávio Próspero; e Vitória Cocktail, de Sérgio Carvalhal.

O cocktail de Flávio Próspero baseia-se numa antiga lenda de uma princesa da Serra da Lousã — a princesa Peralta. Os principais ingredientes são o puré de abóbora, a lima, o ananás e, por fim, o pó de morango. “Toda a sua apresentação representa as cores da bandeira portuguesa, numa homenagem ao Licor mais Português de Portugal”, explica o barman que trabalha no Mr. & Ms. Bartender, em Santo Tirso.

Vitória Cocktail representa uma viagem por tons frutados e aromáticos, com rum e gin, nunca se sobrepondo à bebida bandeira – Licor Beirão. “É com base no melhor e mais português dos licores que parti para a criação, trabalhando numa junção de sabores, aromas e cores”, conta o barman do Avista Bar, em Évora.

Carregue na galeria para conhecer melhor os dois concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes utilizados e o modo de preparação dos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com a Licor Beirão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT