Gourmet e Vinhos

Mistura Beirão: 2 cocktails de autor para fazer lá em casa (sem problema)

Durante as próximas semanas, a NiT vai continuar a mostrar-lhe as receitas de bebidas feitas com o licor português.
Com algum treino vai conseguir.

Na edição deste ano do concurso Mistura Beirão participaram mais de 500 barmen. Todos tiveram de apresentar um cocktail de autor, irreverente e original, que incluísse o Licor Beirão ou Beirão D’Honra. Depois de muitas provas, os jurados chegaram a acordo e escolheram os doze finalistas do concurso.

A final aconteceu na Quinta do Meiral, Lousã, local onde o famoso Licor Beirão é produzido. A NiT também lá esteve para lhe dar todas as receitas das bebidas de autor apresentadas. Depois, basta replicá-las em sua casa e tornar-se no melhor barman da família.

Já lhe apresentámos os cocktails Bérrio e Essência; os cocktails Branca de Neve e Iva; os cocktails Álamo e Jardim do Sr. José; e os cocktails Trinus e 1916. Durante as próximas semanas, vamos dar-lhe a conhecer os últimos quatro cocktails criativos apresentados no concurso. Desta vez, as atenções vão para o Reconquista, de Gonçalo Guedes; e o Inspiração Sazerac, de Lara Esteves. 

O cocktail Reconquista surge na tentativa de criar uma bebida tipicamente portuguesa. Para isso, não podia faltar o café, o puré de maçã e, claro, o Licor Beirão. “O Licor Beirão tem de ser a estrela, pois quando se pensa em tradição na área das bebidas ninguém se esquece do Licor Beirão com limão nem do café com cheirinho”, explica Gonçalo Guedes, barman no Machimbombo, em Lisboa. 

Inspiração Sazerac, o cocktail apresentado por Lara Esteves, foi criado para o novo menu do bar onde trabalha — BAHR, do Bairro Alto Hotel. “O principal objetivo foi privilegiar os sabores e produtos portugueses. Como tal, não poderia deixar de fora o Licor Beirão, marca de referência em Portugal. É a melhor forma de homenagear as vinhas portuguesas e os sabores que nos fazem viajar pela infância”, conta Lara Esteves.

Carregue na galeria para conhecer melhor os dois concorrentes do Mistura Beirão e saber quais foram os ingredientes utilizados e o modo de preparação dos cocktails.

Este artigo foi escrito em parceria com a Licor Beirão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT