Gourmet e Vinhos

Fromagerie Maître Renard: cheira a queijo francês na nova loja de Campo de Ourique

Abriu em Lisboa uma nova queijaria com sugestões francesas e também nacionais. Há vinhos, cerveja artesanal e compotas para acompanhar.

Não se preocupe que o cheiro não é intenso.

Desta invasão francesa não nos queixamos nem combatemos. A Fromagerie Maître Renard é a nova loja de Campo de Ourique, um projeto de três amigos franceses que trouxe até Lisboa mais de 20 queijos de pequenos produtores de França, mas também nacionais. Está tudo disposto na vitrine refrigerada do pequeno espaço da Rua Ferreira Borges, em Lisboa.

Léonie Benoist e Quentin Bouyaghi, ambos com 25 anos, são namorados e naturais da região Poitou-Charentes, em França. Vieram para Lisboa tirar um curso de gestão internacional no ISCTE e já não quiseram sair. “Tínhamos de fazer alguma coisa para ficar em Portugal e começou a surgir a ideia de criarmos um negócio”, diz à NiT Léonie Benoist.

Moravam na zona de Campo de Ourique durante os estudos e passavam sempre na Rua Ferreira Borges em direção ao Liceu Francês onde davam apoio para ganhar algum dinheiro. “Sempre que víamos esta loja pensávamos que aqui seria um bom espaço para abrirmos um projeto. Quando vimos que o anterior negócio fechou começámos a tratar de tudo”.

Ao casal juntou-se ainda o amigo Ulysse Jasinsky, de 28 anos. Na vitrine do espaço, que fica logo à esquerda assim que entra, estão mais de 20 variedades de queijos. Não se preocupe que o cheiro não é muito intenso, apesar de terem queijos com diferentes curas. “Temos queijos de várias regiões francesas e de pequenos produtores e não os que encontra em todos os supermercados”.

De vaca, cabra ou ovelha, há sugestões para todos os gostos, a grande maioria com designação DOP (Denominação de Origem Protegida). “Além dos franceses, temos também queijos portugueses que fomos conhecer diretamente os produtores”, conta Quentin Bouyaghi. A zona de Azeitão foi das primeiras que conheceram, e nas próximas semanas têm o objetivo de visitar a Serra da Estrela.

Na tábua ao lado da vitrine cortam pequenas fatias finas para que possa experimentar. Na primavera vão fazer pequenas degustações na esplanada no exterior — para já não estão disponíveis. A acompanhar a vitrine com Chabichou du Poitou, Emmentaler com 18 de cura, Rocamabour ou Morbier estão cervejas artesanais portuguesas, francesas e da Austrália, vinhos e licores também de França, foie gras, patés e compotas. Também só estão disponíveis para levar — quando chegar a primavera poderá degustar tudo na Ferreira Borges.

Todos os meses vão entrar nos queijos na montra, por isso há sempre novos motivos para entrar na nova Fromagerie Maître Renard. Se for só para perguntar o nome, a Léonie explica. “A Maître Renard é a mestre raposa do conto de Jean de La Fontaine que consegue roubar o queijo de um corvo depois de o elogiar”.

O corvo estava em cima de uma árvore e a raposa passou esfomeada. Pediu um pouco do queijo ao corvo, mas este não lhe deu. A raposa disse ao corvo que não sabia cantar como os outros pássaros e este ao abrir o bico deixou cair o queijo para a mestre raposa.

Carregue na foto para saber mais sobre a nova Fromagerie Maître Renard.

LOCALIZAÇÃO, CONTACTOS E HORÁRIOS

morada
  • Fromagerie Maître Renard [ver mapa]
    Rua Ferreira Borges, 30, 1350-132 Lisboa
    1350-132 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Campo de Ourique
site e redes sociais
horários
  • Das: 10:30
  • Às: 20:00

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT