Gourmet e Vinhos

Estes workshops ensinam-lhe tudo sobre chá — e acontecem numa plantação incrível

A Chá Camélia é a única plantação de chá na Europa Continental.
Chá verde.

Foi em 2011 que foi pensada a única plantação atual de chá da Europa continental pelas mão de Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort, uma alemã e um português de origem holandesa. E não é de estranhar que seja a única. É que a planta demora cinco anos até que seja possível obter a primeira colheita, e são precisas condições climáticas muito específicas.

A Chá Camélia nasceu em Fornelos, em Vila do Conde, em 2014 — um hectare de chá, perfazendo um total de 12.000 plantas. A terra era uma vinha abandonada, que foi limpa à mão.

A primeira produção de chá verde da Chá Camélia foi colhida em 2019: 12 quilos de chá seco a partir de cerca de 60 quilos de folhas frescas. Este é um chá verde biológico e artesanal, de estilo asiático, e feito a partir de folhas inteiras, para preservar melhor o seu sabor.

O espaço que fica no número 605 da Rua das Escolas Novas, desenvolve ainda workshops. O próximo acontece já este sábado, 19 de setembro. “As Cores do Chá” convida a explorar todos os sentidos numa degustação de diferentes chás. Acontece entre as 15 e as 18 horas, e custa 25€ por pessoa.

A data seguinte é no dia 24 de outubro. “Uma Taça de Chá Perfeito” centra-se no ritual e cerimónia do chá. Vai aprender a preparar a taça perfeita, escolher o chá certo, a temperatura, qualidade da água, e cerâmica. O horário e o preço são os mesmos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT