Gourmet e Vinhos

Cervejeiros portugueses doam 100 mil litros de desinfetante para travar Covid-19

Um grupo com perto de 30 produtores nacionais está ainda a recolher donativos por todo o País.
#MuitoMaisQueCerveja.

A falta de desinfetantes por todo o País para ajudar a travar a propagação da Covid-19 inspirou produtoras de cervejas artesanais a unirem-se para distribuir ácido paracético diluído aos centros de saúde, forças de segurança, proteção civil, serviços municipais e outras entidades públicas ou privadas que estejam a lutar contra esta pandemia.

Hugo Santos, produtor da cerveja Chica, lançou a iniciativa quando percebeu que o ácido paracético — essencial para limpar e desinfetar equipamentos — poderia ser usado a uma escala alargada pelas entidades portuguesas. Assim, partilhou a ideia num grupo do WhatsApp onde estão outros cervejeiros portugueses e mobilizou todos para unir esforços, ceder stocks, embalagens e transporte.

Já Diogo Trindade, produtor da cerveja Lindinha Lucas, escreveu um comunicado que partilhou nas redes sociais para alcançar mais gente que se pudesse juntar à iniciativa, a que chamaram #MuitoMaisQueCerveja. Definiram pontos de entrega de donativos no Porto, Coimbra, Lisboa e na Margem Sul do Tejo.

Até agora, conseguiram doar cerca de 100 mil litros de ácido paracético diluído, mas pretendem continuar a fazer este número crescer ao longo das próximas semanas com o apoio de quase 30 empresas do ramo. 

Num apelo, pedem ainda que outras empresas se juntem à iniciativa e contribuam com embalagens para transporte, como garrafões ou baldes com tampa; embalagens para aplicação do desinfetante, como borrifadores; e mais líquido desinfetante.

Para mais informações, donativos e recolhas, os interessados deverão contactar Diogo Trindade, no Porto, (pelo telefone 917 889 403 ou através do email diogo.trindade@nulllindinhalucas.pt); Marco Contente (965 198 530) e João Calha (962 481 306 ou pelo email geral@nullepicura.pt) em Coimbra; Hugo Santos (961 702 515 ou geral@nullbeertec.pt) em Lisboa; ou João Brazão na Margem Sul (961 624 100 ou joao@nullcervejatrevo.com).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT