gourmet e vinhos

O bolo de chocolate e brigadeiro que se faz na frigideira em 7 minutos

Pode dar descanso ao forno e mesmo assim fica com uma sobremesa que vai querer repetir de certeza.
A cobertura é de brigadeiro. Foto de Menino Prendado.

Nem só para fazer ovos e bifes serve uma frigideira. O mais perto de uma sobremesa que aí pode ter feito são panquecas, mas saiba também que este é um ótimo utensílio para bolos. Sim, basta pôr uma tampa e em poucos minutos fica com um bolo perfeito. Esta receita que sugerimos até tem uma cobertura de brigadeiro.

Primeiro, prepare a frigideira. Convém que seja relativamente funda para conseguir receber o preparado do bolo e anti aderente — mas ainda assim convém untar com óleo para não correr o risco de pegar.

A tampa deve cobrir toda a superfície para criar uma espécie de efeito de estufa de forma a cozer o bolo de igual modo. É depois no microondas que faz a cobertura de brigadeiro. Também vai demorar menos de cinco minutos.

Do que precisa

Para o  bolo

2 ovos

meia chávena de açúcar

60 ml de óleo

meia chávena de leite

3 colheres de sopa de cacau em pó

1 chávena de farinha

1 colher de sopa de fermento em pó

Para o brigadeiro

meia lata de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de cacau em pó

Como se faz

Numa taça junte os ovos, o açúcar, o óleo, o leite e o cacau. Bata bem e por fim junte a farinha e o fermento. Misture até ficar homogéneo. Unte uma frigideira com óleo e leve a aquecer em lume baixo. Coloque a massa do bolo e deixe cozer com uma tampa durante sete minutos, sempre em lume baixo. Com um palito veja se já está cozido.

Depois faça a cobertura de brigadeiro. Numa taça que possa ir ao microondas junte o leite condensado, a manteiga e o cacau. Coloque por dois minutos no microondas, mexa, e leve novamente por mais dois minutos. Coloque por cima do bolo e mais um pouco de chocolate em pó.

Carregue na galeria conhecer mais bolos saudáveis que pode fazer em casa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT