gourmet e vinhos

O bolo de água e chocolate que não leva leite nem ovos — e fica incrível

A sobremesa perfeita para fazer em casa. Tem poucos ingredientes e ainda poupa nas omeletes para o jantar.
Água e chocolate, quem diria.

Um bolo de água? Sim, não desdenhe à partida aquilo que será maravilhoso no final. Esta receita é poupada num dos ingredientes que, por norma, não costuma faltar nesta sobremesa: ovos. Neste caso, podem ficar de lado para as omeletes do almoço e do jantar.

De resto, tudo o que tem na dispensa e costuma usar para bolos vai ser preciso. Falamos de açúcar, farinha e fermento. A água será mesmo só abrir a torneira. Depois vai ainda precisar de azeite, mas também pode utilizar outro óleo vegetal, se preferir.

O que não pode falhar é o cacau em pó. Se não tiver, pode trocar por uma versão de chocolate, daquele que se junta ao leite. Se o fizer, o melhor é cortar um pouco no açúcar, para que o bolo não fique demasiado doce.

A receita é do site The Petite Cook.

Do que precisa

– 380 ml de água
– 80 ml de azeite
– 1 colher de chá de extrato de baunilha
– 370 gramas de farinha
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– 240 gramas de açúcar
– 4 colheres de sopa de cacau em pó

Como se faz

Comece por pré-aquecer o forno nos 180ºC. Numa tigela, misture o azeite, a água e a baunilha. Noutra, maior, junte a farinha com o fermento. Misture em seguida o açúcar e o cacau. Junte o preparado do azeite aos poucos e mexa para não ficar com grumos. Leve ao forno por 40 minutos ou até estar cozido (faça o teste do palito). Desligue o forno e deixe ficar por mais cinco minutos. Polvilhe com açúcar em pó, se tiver.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas de bolos de chocolate.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT