Cafés e Bares

O cocktail mais original de Lisboa é servido numa lata fechada

Chama-se Finders Keepers e faz parte da carta do Cinco Lounge, o famoso bar do Príncipe Real.

Existe uma expressão inglesa que é tão antiga que ninguém sabe bem precisar quando é que começou a ser usada: “finders keepers” — e significa mais ou menos isto: achado não é roubado. Foi também este o nome escolhido para um dos cocktail mais originais de Lisboa. O Finders Keepers é servido numa lata no bar CINCO Lounge, no Príncipe Real.

A bebida foi criada por José Maria Robertson, um dos barmen daquele mais conceituados da capital.  E a ideia, explica Dave Palethorpe, um dos donos do bar, surgiu por mero acaso enquanto ele e José Maria trabalhavam para outro cliente. Criaram o cocktail, gostaram dele e pensaram que seria uma boa opção para servir no CINCO. O antigo cliente nunca chegou a saber.

“Normalmente chegamos primeiro à forma como vamos servir o cocktail e só depois à bebida em si. Foi isso que aconteceu aqui. Deixámos de lado e, de repente, apareceu a bebida perfeita com os ingredientes mais simples”, diz Robertson à NiT.

Segundo o barman, o segredo está na simplicidade. A receita leva apenas Tanquery, sumo de lima, xarope de agave, folhas de menta, um pouco de erva-príncipe, sumo de gengibre e Ginger Ale.

“Um bom bife é aquele que é apenas temperado com pimenta, sem molhos e grandes preparações”, explica. “Um cocktail é a mesma coisa, é deixar os ingredientes mais simples brilharem.”

O Finders Keepers custa 9€ e, sempre que um cliente o pede, o barman vai prepará-lo num shaker para o servir numa lata que é selada com uma máquina especial. A bebida chega à mesa com um abre latas para ser o próprio cliente a abrir o seu cocktail. No final, pode levar a lata para casa, juntamente com a receita da bebida, que está no rótulo.

O cocktail está na carta do CINCO Lounge há três anos e como se transformou numa bebida famosa na cidade, irá manter-se neste bar durante muito mais tempo.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Ruben A. Leitão 17A
    1200-392 Lisboa
    Lisboa, Príncipe Real

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT