cafés e bares

Há um novo café que faz queijadas e travesseiros de Sintra à frente dos clientes

Abriu mesmo junto ao mercado da vila e tem produção própria diária. Há ainda outros doces e chocolate quente a acompanhar.
É tudo feito na cozinha envidraçada.

Aqui, os segredos são poucos já que toda a produção é feita à vista dos clientes. O Dona Estefânia é o mais recente café de Sintra e tem como especialidade as tradicionais queijadas e travesseiros da vila. A grande diferença é que são produzidos à frente de toda a gente, numa cozinha envidraçada. Desde as massas, passando pelos recheios e a sua colocação nos fornos, não vai perder nada.

A marca Dona Estefânia já existe desde o verão, mas só no início de dezembro é que abriu o café em Sintra com a produção diária de vários doces. À frente do projeto está Pedro Gomes, 38 anos, natural de Sintra, que vem de uma família ligada à pastelaria, com décadas no fabrico de bolos. Paulo Veríssimo é outro dos fundadores.

O recheio das queijadas é feito com queijo fresco de cabra, açúcar, gemas, farinha e canela. Além de as venderem em formato individual e em caixas, também é possível comprar uma versão de um quilo, que se come às fatias.

Já o travesseiro — outra das produções diárias no Dona Estefânia — é feito com massa folhada e um recheio à base de ovos, amêndoa e açúcar. Se for comido, que seja acabado de sair do forno e com açúcar em pó por cima.

As queijadas são um dos produtos fortes da casa.

Não faltam também outras sugestões tradicionais de pastelaria, como é o caso dos pastéis de nata. Nesta altura do Natal, produziram também várias unidades de bolo-rei e bolo-rainha. 

Broas de mel, bolinhos de canela e areias são outras das especialidades deste espaço, também tudo caseiro. Há ainda chocolates da Arcádia, cafés da Nespresso, chocolate quente ou até chá para acompanhar. O Dona Estefânia faz também entregas ao domicílio através da Uber Eats, mas só num pequeno raio.

Há ainda travesseiros e uma versão gigante da queijada.

Todas as obras no espaço foram feitas com materiais produzidos no concelho de Sintra. É o caso dos mosaicos hidráulicos que revestem o chão, da pedra de liós no balcão, as portas e até as cadeiras. Aqui há Sintra por todo o lado.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua Tomé de Barros Queiroz, 25, Sintra
    2710-624 Sintra
    Grande Lisboa
TIPO DE COMIDA
Café

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT