cafés e bares

A Brasileira reabre no Chiado com debates e encontros culturais

Até ao início de agosto, o café de Lisboa volta a ser o palco de tertúlias, tal como as que ali se fizeram durante o século XX.
O café volta a ser cultural.

A Brasileira já foi ponto de encontro cultural, com tertúlias e debates durante o século XX. Nos últimos anos passou mais a ser a esplanada de turistas que ali se juntavam para tirar uma fotografia junto à estátua de Fernando Pessoa. O café do Chiado, em Lisboa, já reabriu e vai retomar as conversas que tanto o tornaram conhecido com vários convidados.

Os debates arrancam esta quinta-feira, 2 de julho. O tema é “Lisboa de Volta”. O objetivo será falar sobre o regresso à vida da cidade com a pandemia, que mudanças iremos assistir tanto nos comportamentos como na própria cidade. Este primeiro evento vai contar com a participação de Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa.

São transmitidos online.

Acontece a partir das 18 horas, mas sem a presença de público. Pode ser acompanhado na página de Facebook d’A Brasileira. A jornalista Catarina Carvalho é a moderadora dos debates. Este é o primeiro de seis que ali vão acontecer até ao início de agosto.

Cada um tem um tema dedicado a uma das letras da cidade de Lisboa. Segue-se I, de inovação; S, de saúde; B, de bicicletas; O, de olissipo; e A, de artes. Rui Tavares, Henrique Veiga Fernandes  Miguel Anxo Lores são alguns dos próximos convidados. As conversas acontecem sempre às quintas-feiras.

Além desta retoma intelectual, que relembra os tempos de Almada Negreiros, Sá Carneiro ou Santa Rita Pintor, que ali se reuniam, existe mais um motivo para voltar ao espaço, isto de for fã de Fernando Pessoa. Este ano comemora-se o 132.º aniversário do nascimento do poeta. No café vão estar expostos os óculos do autor.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT