NiTfm live

restaurantes

Um dos chefs mais sustentáveis do mundo vai abrir dois restaurantes em Lisboa

Eneko Atxa, responsável pela cozinha do Azurmendi, estreia novos conceitos em Portugal em parceria com o Penha Longa Resort.
Tem três estrelas Michelin em Espanha.

O chef basco Eneko Atxa é o responsável pela cozinha do Azurmendi, um dos restaurantes mais sustentáveis do mundo, e prepara-se para abrir dos projetos em Portugal. Os espaços serão criados em parceria com o Penha Longa Resort e vão ficar fora do hotel, em Sintra. É no Antigo Alcântara Café, em Lisboa, que tudo irá acontecer até ao final de setembro.

A notícia foi avança pelo “Vida Extra”, do “Expresso”, que irá publicar este sábado, 14 de setembro, uma entrevista com o chef espanhol na “Revista E”. Segundo semanário, os nomes já estão escolhidos: Eneko Lisboa e Basque.

O Azurmendi é todo envidraçado.

O primeiro será um espaço de fine dining com a aposta de vários produtos locais. Já o Basque é um projeto que irá recriar o ambiente de uma tasca típica basca com sugestões preparadas no carvão e vinhos espanhóis.

Eneko Atxa abriu o Azurmendi em 2005. O restaurante de Larrabezúa, no País Basco, em Espanha, é o 14.º na lista do World’s 50 Best, tem três estrelas Michelin e já foi considerado por duas vezes o restaurante mais sustentável do mundo. O espaço é capaz de produzir a própria energia e até reutiliza a água das chuvas para as hortas próprias.

Todo o exterior é feito de vidro, tudo para aproveitar ao máximo a luz natural. No topo do espaço há um jardim com flores comestíveis, que são depois usados também em alguns dos pratos. No final da refeição os clientes recebem um livro sobre todos os fornecedores do espaço e ainda um saco com uma variedade de sementes de ervilha, que está em vias de extinção, para plantarem em casa.