O Fifty Seconds será uma das grandes aberturas do ano em Lisboa. O novo restaurante da Torre Vasco da Gama está previsto abrir em outubro. O chef espanhol Martin Berasategui será o responsável pelo novo espaço. O projeto vai contar ainda com um miradouro no topo que estará aberto a todos, mesmo a quem não faça uma refeição no restaurante.
O novo espaço de Martin Berasategui é da responsabilidade do Grupo SANNA, que detém o hotel Myriad, mesmo colado à Torre. O projeto foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 23 de maio, e tem um investimento total de 3 milhões de euros. O valor é relativo às obras do restaurante e também da reconversão em miradouro. O espaço não foi possível visitar por ainda se encontrar em obras.
Não foi avançada uma data de abertura para o miradouro, nem quanto irá custar a entrada. O chef Martin Berasategui esteve em Lisboa na apresentação do Fifty Seconds (50 segundos, o tempo que demora a fazer a viagem de elevador até ao topo). Afirmou que um dos principais objetivos é ganhar uma estrela Michelin logo no primeiro ano. “Vamos trabalhar para isso e se não acontecer, vamos esforçar-nos ainda mais”, disse o chef.
Martin Berasategui revelou que este projeto já está a ser preparado com o Grupo SANNA há dois anos. Para o menu do novo espaço o chef vai trazer alguns dos clássicos pelo quais é conhecido, como é o caso do foie gras com enguias e maçã verde, mas também algumas novas criações. O chef não estará sempre na cozinha do novo Fifty Seconds. “Queria que fosse uma equipa portuguesa para manter uma certa identidade.”
Filipe Carvalho será o chef executivo — já passou pela Fortaleza do Guincho, Vila Joya e Feitoria. Maria João Gonçalves ficará responsável pela pastelaria — já trabalhou no Belcanto. A seleção de vinhos será feita pelo sommelier Marc Pinto.
O restaurante vai ficar a 120 metros de altura. Tem 350 metros quadrados, mas ainda assim só irá sentar 35 pessoas. Agora é só esperar até outubro para que tudo fique concluído.