Loucos por promoções em restaurantes, esta notícia é para vocês. O TheFork estreia em Portugal duas novas aplicações que trazem descontos até 50% em menus de vários restaurantes. O Insider e o Pop, assim se chamam os dois novos produtos da app, já existem em Espanha e França e chegam este ano a mais países. Portugal foi um dos escolhidos. A estreia está prevista para o primeiro semestre de 2018.
“São dois segmentos pensados para facilitar a entrada na aplicação e a escolha de restaurantes por parte dos utilizadores”, explica à NiT Marcos Alves, um dos co-fundadores da empresa criada em 2007. Marcos tem 35 anos, é de ascendência portuguesa, é o responsável pelo mercado ibérico e também brasileiro.
“O Insider vai trazer uma seleção mais trabalhada de restaurantes com base em vários guias nacionais e locais. Vamos juntar e usar informação de todo o mercado, não nos vamos limitar ao nosso.”
Já para as promoções, o melhor mesmo é selecionar o Pop.
“Os descontos vão chegar até os 50% da carta, sem mínimos de consumo ou qualquer restrição.”
Serão ofertas e promoções temporárias e os restaurantes terão total liberdade em geri-las. Podem tê-las apenas por uma noite ou alargar para mais dias da semana.
Os dois novos produtos vão estar inseridos na aplicação do TheFork com separadores identificativos. Esta foi uma das novidades apresentada na sexta-feira, 19 de janeiro, nas comemorações dos 10 anos da criação da empresa. Em Espanha e em França, os dois países onde se estreou, mantém os nomes originais, ElTenedor e LaFourchette. Nos restantes países, e depois da aquisição por parte do TripAdvisor, foi adotado o nome internacional, TheFork.
A aplicação chegou a Portugal em 2015. É em Lisboa e no Porto que tem a maioria dos restaurantes, mas outro dos objetivos deste ano é a expansão. “Estamos perto de ter 2000 restaurantes em Portugal. Já estamos na Madeira e no Algarve, mas vamos acelerar o ritmo. Também a expansão para os arredores de Lisboa e Porto é outro dos objetivos.”
Marcos nasceu em Barcelona e é filho de pai português, de Guimarães. Aos três meses foi viver com a família para Paris. Aí teve seu primeiro trabalho, numa empresa de pagers. Bertrand Jelensperger foi o primeiro patrão de Marcos e viria a ser o seu sócio no TheFork, que estreou praticamente ao mesmo tempo em França e em Espanha.