NiTfm live

restaurantes

The Museum: o restaurante pop up do Ona fica em Lisboa até março

O conceito só ia servir jantares no Chiado até fevereiro, mas tem estado a correr tão bem que ficam mais um mês na cidade.
O projeto tem vários chefs internacionais.

Desde dezembro que o The Museum está instalado no Chiado, em Lisboa. O segundo projeto pop up criado pelo conceito Ona em Portugal apenas ia ficar na cidade até ao final de fevereiro. Porém, boas notícias para quem ainda não teve oportunidade de se sentar num dos 18 lugares deste restaurante: o projeto vai servir jantares até 12 de março.

O Ona era um conceito desconhecido no País até ao verão passado. Foi criado pelo chef francês Luca Pronzatom, em 2019, e leva restaurantes pop up a diferentes países e com vários cozinheiros internacionais convidados.

Abriu pela primeira vez em Portugal na Caparica, durante o verão de 2019. O Ona at the Beach nasceu no espaço do Dr. Benard, que está todo renovado e conta com novos pratos no menu desde o início de 2020. Ao Chiado, mais concretamente em frente ao Teatro da Trindade, chegou em dezembro com o nome The Museum.

Encontra-o no interior do hotel The Art Gate. As reservas para o restaurante são apenas feitas online. Só há 18 lugares disponíveis por dia, seis deles mesmo à frente da cozinha para ver os chefs em ação. O menu é composto por 10 momentos e custa 75€ por pessoa.

Só há lugar para 18 pessoas.

As propostas podem mudar, consoante o que os chefs conseguem no mercado daquele dia, mas tem, por exemplo, como entrada: maçã, ginjinha e citrinos e a batata e porco à Bulhão Pato. A cozinha serve ainda a carne de caça com castanhas, esparregado e escabeche de beterraba.

De quinta a segunda-feira, são sempre três os chefs de Lisboa, Bilbao e Rio de Janeiro que preparam esta experiência única. Grande parte dos ingredientes usados chega da região de Lisboa. Os pairings de vinhos são feitos pela sommelier Patrícia Pombo e pela bartender Constança Cordeiro. Vinhos naturais, portugueses e de outros produtores europeus são servidos a todos os convidados.

Da equipa do restaurante fazem parte Micael Duarte, que já passou pelo Prado e pela Taberna do Mercado; Iñaki Bolumburu, do Nerua e Noma; Mariana Schmidt, que esteve no Laisai e Mugaritz; ainda por Edgar Bettencourt, que trabalhou no Feitoria. Patrícia Pombo é quem gere este projeto. No serviço de sala está Nora Garberson.

Há lugares mesmo junto à cozinha.

O The Museum contou ainda com uma parceria com o The Art Gate e as curadoras de arte Leonor Carrilho e Joana Valsassina, que assinaram a decoração que se vê neste pop up. Ali vai encontrar expostas nas estantes jarras com vegetais, plantas e especiarias.

Além do Ona at the Beach, na Costa de Caparica, o Ona já criou o Basel on Fire, na Suíça; o L’Appart, em Paris; e o Ona Zermatt at the rex, em Zermatt, também na Suíça, onde está em versão experimental até 6 de abril.

localização, contactos e horários

morada
  • The Museum [ver mapa]
    Largo da Trindade, 16, 1200-468 Lisboa
    1200-468 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Chiado