NiTfm live

Restaurantes

Sun Tan: o novo restaurante de caldos asiáticos onde só há lugar para seis pessoas

Abriu em São Bento, em Lisboa, e na ementa apenas tem duas opções de pratos: um vegetariano e outro de carne.

Há duas panelas a fervilhar durante todo o dia.

Atrás do balcão do novo Sun Tan, em São Bento, estão duas panelas a fervilhar durante todo o dia. Numa só entram legumes, na outra há ossos e carnes que Francisca Van Zeller compra todas as manhãs no talho. São a base dos caldos servidos durante a semana no novo restaurante de Lisboa. O melhor é que estão sempre a mudar e até no próprio dia o sabor fica diferente.

“O caldo fica a apurar de manhã até ao final da tarde. Quem o experimenta ao almoço e depois à tarde vai sentir uma diferença de sabor”, explica à NiT Francisca Van Zeller. Tem 32 anos e abriu com o marido, Gustavo Blanco, o novo restaurante de caldos asiáticos de Lisboa. No Sun Tan só há lugar para seis pessoas ao balcão. Conseguem colocar no máximo mais duas cadeiras, mas em apenas 15 metros quadros a logística não é fácil.

Chegam cedo todos os dias para preparar os únicos dois caldos do menu. A panela de legumes tem capacidade para 30 litros. Já na de carne cabem mais 10. Caldo de vaca e frango com canela, cravinho e carne desfiada foi a sugestão no dia em NiT conheceu o o espaço. É no quadro de ardósia à entrada que escrevem o menu.  Além dos caldos há sempre uma entrada e sobremesa.

Entra, senta-se ao balcão — se houver lugar, claro, se não espere um pouco ou peça para take away — e minutos depois é lhe servida a tigela a fumegar e os pauzinhos. O objetivo é que dentro de algumas semanas tenham mais sugestões fixas e rotativas. Francisca Van Zeller nasceu em Lisboa e sempre trabalhou na área da restauração, tanto em Lisboa, como no estrangeiro.

Passou por vários países, mas foi na Alemanha que se apaixonou por este tipo de comida. “Em Berlim a comida asiática é o melhor que se pode comer. É muito boa, fresca e muito barata.” Em São Bento cada tigela vai variar entre os 7€ e os 7,50€. “é um prato muito composto, dá para uma refeição e a maioria das pessoas nem o consegue acabar.”

O espaço onde agora está o Sun Tan, desde o final de agosto, foi nos últimos anos um snack bar e esteve em obras durante cinco meses. O projeto do pequeno restaurante foi criado por Mariana Peralta, em colaboração com o atelier DC.AD, que desenhou o balcão e o forrou com pastilha amarela e branca onde se lê Sun Tan. Para já o espaço só está aberto durante a semana — sábado e domingo encerra —, mas às quintas e sextas o horário prolonga-se até às 23 horas.

Carregue na foto para saber mais sobre o novo Sun Tan.

localização, contactos e horários

morada
  • Sun Tan [ver mapa]
    Rua de Sao Bento 66 A, 1200-819 Lisboa

    1200-819 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Estrela
site e redes sociais
horários
  • Das: 11:00
  • Às: 19:00
  • Quinta e sexta até: 23:00