NiTfm live

Restaurantes

Steakhouse premium do shopping Amoreiras serve batatas podres

A NiT almoçou no restaurante da cadeia Block House, mas a experiência revelou-se um perigo para a saúde.
Três das quatro batatas estavam podres.

A NiT almoçou esta sexta-feira, 29 de março, na steakhouse mais conhecida do centro comercial Amoreiras, em Lisboa: a Block House. Apesar de ser uma cadeia famosa, o serviço não podia ser pior. Os dois repórteres da NiT pediram um Huftsteak (14,60€) e um Prato Barbecue (13,90€), ambos acompanhados por uma única Baked Potato — batata no forno coberta por sour cream. As duas batatas foram servidas podres. 

Confrontado com a podridão evidente, que ocupava cerca de um quarto da batata, o empregado levou os pratos de volta para a cozinha. Poucos minutos depois, o gerente do restaurante, João Pinto, regressou com outras duas Baked Potatoes e pediu desculpa pela situação — a que, segundo o próprio, a Block House é alheia.

“As batatas chegam de um fornecedor espanhol. Nós só olhamos para as batatas por fora, não sabemos como elas estão por dentro”, justificou à NiT.

O problema é que uma das duas novas batatas estava ainda em pior estado do que a antecessora. Além de ter zonas escurecidas pela podridão — cujos compostos tóxicos podem ser prejudiciais para a saúde —, a própria batata tinha um sabor azedo e uma tonalidade rosa. 

Uma das zonas podres da batata.

Perante este novo cenário assustador, a NiT voltou a confrontar o gerente.

“Já lhe expliquei três vezes que a culpa não é nossa. Não temos forma de saber se as batatas estão podres lá dentro”, explicou, sem grande paciência e sem sugerir que os pratos fossem substituídos mais uma vez. 

Ou seja, a avaliar pela amostra das quatro Baked Potatoes que a NiT pediu, de cada vez que um cliente recebe uma batata na Block House, existe 75% de probabilidade de comer um produto podre. 

A Block House abriu no shopping Amoreiras a 28 de fevereiro de 2012 e tem um total de 160 lugares, incluindo uma sala de fumadores para 60 clientes. Dois anos depois, a cadeia inaugurou o segundo espaço em Lisboa, desta vez no Atrium Saldanha.