NiTfm live

Restaurantes

Restaurante Sagardi recebe temporada da sidra com menu típico

O restaurante basco, no Porto, tem uma carta especial chamada Astigarraga para celebrar esta época.
Bacalhau de sidraria.

Em Portugal celebra-se a abertura do vinho por altura do São Martinho, em novembro. Já no País Basco, a festa da nova colheita acontece nos primeiros meses do ano, e com sidra. O restaurante Sagardi, no Porto, focado na gastronomia e cultura basca tem um menu típico para esta época.

A tradição, que em tempos levava os compradores a degustar várias barricas para escolher as sidras a engarrafar, é agora associada à gastronomia.

A sidra.

Atualmente, a nova colheita é sinónimo de acompanhamento com pratos típicos de sidraria. O menu Astigarraga, a ‘capital’ da sidra basca, pode ser provado no Sagardi Cozinheiros Bascos, junto à zona ribeirinha do Porto.

Comece com o aperitivo de Txistorra frita de Orio, seguido de dois pratos de bacalhau para partilhar: tortilha de bacalhau ao estilo Roxario, e bacalhau frito típico das casas de sidra. Já o prato principal do menu é o Txuleton, ou costeletão, de vaca velha, acompanhado por pimentos de piquillo salteados ao estilo de Tolosa.

Há ainda uma degustação de queijos artesanais bascos e muita sidra. O menu custa 51€ por pessoa. As reservas podem ser feitas no site do espaço que fica no número 54 da Rua São João.