NiTfm live

Restaurantes

Restaurante Michelin que servia refeições a 670€ está a alimentar os sem abrigo

Por causa do coronavírus, o Alchemist teve de fechar. Agora serve cerca de 500 refeições por dia aos mais carenciados.
Tem duas estrelas Michelin.

É um dos restaurantes mais famosos da Dinamarca e um dos mais conceituados de toda a Europa. O Alchemist, em Copenhaga, é conhecido pelas duas estrelas Michelin — renovadas este ano —, pela experiência dos jantares fenomenais que decorrem sob a projeção mágica de auroras boreais e pelos preços elevados.

No espaço do chef Rasmus Munk, quem consegue uma reserva já sabe que vai pagar por cada refeição entre 2900 e 5000 coroas dinamarquesas — valores entre os 388 euros e os 670 euros. Apesar dos preços, o espaço estava sempre cheio e com uma lista de espera bastante longa. Pelo menos até ao passado dia 15 de março, altura em que o conceituado chef se viu obrigado a encerrar temporariamente o restaurante devido à pandemia de coronavírus.

No entanto, em vez de se fechar em casa e esperar que o perigo passasse, tal como a maioria das pessoas, Munk decidiu fazer algo inesperado. Pegou na equipa, atirou-se à despensa do restaurante e começou a preparar refeições para oferecer aos sem abrigo de Copenhaga.

Todos os dias são preparadas 500 refeições.

Atualmente, o chef está a oferecer cerca de 500 refeições por dia às pessoas mais carenciadas da cidade. “Este é um momento para ajudar”, explica Rasmus Munk à “CNN“, sublinhando que ajudar “fica mais fácil quando temos tempo livre e quatro cozinhas à nossa disposição”.