NiTfm live

Restaurantes

Regata de Portugal: no restaurante de Vítor Sobral não vão faltar sardinhas assadas

O chef vai estar a cozinhar no Cais Tejo. Os menus são inspirados nos arraiais e Santos Populares de Lisboa.
Dias de festa.

Já faltam poucos dias para a altura favorita do ano para todos os lisboetas. Estão a chegar os arraiais, manjericos, marchas e bailaricos por toda a cidade. E de 30 de maio a 2 de junho, o Terminal de Cruzeiros de Lisboa vai receber a segunda edição da Regata de Portugal

Ao todo, vão ser quatro dias de provas de velejadores, sunsets e arraiais junto ao rio, num recinto com um palco flutuante (Palco Tejo) e outro em terra (Palco Terra). E também vai haver um mercado e um restaurante.

Nestes dias, a festa começa às 17 horas e só termina às 2 da manhã. Entre assistir às competições, beber um copo ao pôr do sol e dançar pimba pela noite dentro, há uma coisa que não pode mesmo faltar: o cheiro a sardinhas. É para satisfazer este desejo que Vítor Sobral vai estar na cozinha do restaurante Cais Tejo, no recinto do evento. “Para criar os menus para a Regata de Portugal inspirei-me naquilo que me apetece comer quando estou no mar — sardinhas”, conta o chef à NiT. 

Vai haver dois menus diferentes — o “Menu Mar” e o “Menu Terra”. Cada um custa 25€. O primeiro é composto por um couvert (cesto de pães, azeite e azeitonas); e chouriço assado e caldo verde como entrada. O prato principal é, claro, sardinhas assadas com batata cozida (normal ou doce) e salada com pimentos, tomate e cebola roxa. Para terminar a refeição há mousse de chocolate e noz ou arroz doce.

Se pedir o “Menu Terra” vai provar as febras de porco com batata cozida em azeite e salada. O couvert, as entradas e as sobremesas são as mesmas que na carta anterior. Se não estiver com fome suficiente para o menu inteiro, pode sempre pedir cada prato à parte.

“Numa altura de Santos Populares há várias coisas que não podem mesmo faltar à mesa. Além das sardinhas, não nos podemos esquecer do caldo verde ou das febras”, diz Vítor Sobral.

De 30 de maio a 1 de junho, quinta-feira a sábado, o Cais Tejo by Vítor Sobral está aberto das 19 à 1 hora. No último dia do evento, domingo, abre e fecha mais cedo — das 13 às 18 horas. Para reservar o seu lugar no restaurante do evento pode enviar um email para caistejo@nullregatadeportugal.pt ou ligar para o número de telemóvel 93 725 47 88.

Para ficar a conhecer o programa completo da Regata de Portugal, leia este artigo.

Este artigo foi escrito em parceria com a Regata de Portugal.