NiTfm live

Restaurantes

O chef com mais estrelas em Espanha pode vir para Lisboa

O novo espaço de Martin Berasategui deverá ser junto ao hotel Myriad, no Parque das Nações, com muitos pratos de autor com vista para o Tejo.

A vista promete ser incrível — e a comida também.

Em fevereiro soube-se que o chef com mais estrelas Michelin em Espanha queria abrir um restaurante em Portugal. Agora sabe-se onde é que Martin Berasategui quer servir os pratos de autor no País. Prepare-se, pois a coisa promete. É no topo da Torre Vasco da Gama, com vista para o Tejo, junto ao hotel Myriad.

A notícia foi avançada no dia 21 de junho pelo jornal espanhol “ABC”. Segundo a publicação, a abertura está prevista para 2018. O novo espaço vai chamar-se 50 segundos by Martin Berasategui, o tempo que demora a subir ao topo da torre de elevador. O projeto será de alta cozinha — literalmente —, no mesmo estilo dos outros restaurantes com três estrelas que o chef tem em Espanha.

Em Guipúzcoa e em Lasarte ficam os espaços homónimos com três estrelas Michelin cada um. A constelação do chef é fechada com o M.B, o restaurante do hotel The Ritz-Carlton, em Tenerife — no total Berasategui tem oito estrelas.

Contactado pela NiT, o Grupo SANA, que detém o hotel Myriad, não confirma a informação divulgada pelo jornal espanhol. Existe a intenção de fechar um projeto naquele espaço, mas até ao momento não quer revelar se é com o chef Martin Berasategui.

Segundo o mesmo jornal, além deste restaurante em Lisboa, o chef terá mais dois espaços em Espanha. Um deles é em Madrid, no Estádio Santiago Bernabéu (do Real Madrid), que já tem quatro zonas de restauração, e está previsto ser inaugurado até ao final do ano. O outro é no bairro de Salamanca, no interior do hotel Velázquez. O objetivo é abrir em 2018, tal como espaço de Lisboa.

Martin Berasategui tem 53 anos e foi aos 13 que começou a cozinhar no restaurante da família, o El Bodegón Alejandro, em San Sebastián. Assumiu a cozinha deste espaço aos 20 anos e conseguiu a primeira estrela Michelin em 1986.