NiTfm live

restaurantes

A nova francesinha de Lisboa é um verdadeiro sucesso (e chegou para ficar)

Começou como prato do menu do dia no Meat Me. Era para ficar disponível apenas durante um mês — mas vai ficar mais tempo.
Custa 12,50€.

O Meat Me chegou ao Chiado, em Lisboa, no final de março. Desde essa altura que ali podem ser provadas algumas das melhores carnes do mundo, ou não estivessem na ementa algumas sugestões do espanhol El Capricho. Em setembro passaram de ter disponível aos almoços um menu executivo, com sugestões fora da carta, mas sempre com ingredientes de grande qualidade. A francesinha foi uma das apostas à terça-feiras. Era para ficar apenas num mês, mas o sucesso foi tal que se vai manter em novembro.

Ainda tem mais um mês para experimentar a proposta criada por Tomás Pires, o chef responsável pelo Meat Me. “Quis fazer uma francesinha com tudo o que eu gosto neste prato”, explica à NiT o chef. O molho é um dos elementos essenciais e nesta sugestão foi todo criado de raiz. “Fazemos um caldo de marisco e juntamos depois cerveja e tomate. Tudo isto sem Maizena ou outro ingrediente para engrossar.”

O resultado é um molho com bastante aroma a marisco assim de chega à mesa, algo mais escuro do que possa estar habituado. Não usam pão de forma, mas sim uma sugestão de fermentação lenta que também está disponível no couvert para acompanhar as manteigas artesanais. Só assim é um prato que não o vai deixar enfartado, apesar de ser uma francesinha, já que a digestão será mais facilitada.

No interior está tudo o que é mais tradicional: fiambre, salsicha e um bife, o mesmo que já usaram no Meat Me para o bitoque, que chegou a ser uma das opções deste menu executivo. O queijo também não falta e o ovo também faz parte.

Em alguns espaços é opcional, mas aqui é obrigatório. É cozinhado a baixa temperatura, não é estrelado, e vai querer que a gema meio líquida se misture no molho e se agarre a cada garfada que der. As batatas também estão incluídas.

Todos os pratos deste menu têm o mesmo preço: 12,50€. Podem ser pedidos de segunda a sexta-feira entre as 12h30 e as 15h30. Esta francesinha é a sugestão das terças-feiras, dedicadas a sugestões de comida tradicional, por isso já sabe onde tem de ir neste dia da semana.

Outra das sugestões que fez sucesso no Meat Me foi a barriga de leitão. O prato ficou disponível às sextas-feiras de outubro, mas também se vai prolongar para novembro, juntamente com a francesinha. Arroz de coelho e asas de frango sua outras das propostas para este mês.

O Meat Me é o mais recente projeto em Lisboa do grupo Sea Me, que detém, por exemplo, os espaços do Prego da Peixaria ou o Soão, a taberna asiática de Alvalade.

Carregue na foto para conhecer mais pratos do menu de almoço do Meat Me.

localização, contactos e horários

morada
  • Meat Me [ver mapa]
    Rua Duques de Bragança, 9, Lisboa
    1200-027 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Chiado