NiTfm live

Restaurantes

O Natal é quando o chef Ljubomir quiser

Esta sexta-feira, 6 de janeiro, o restaurante Bistro 100 Maneiras recebe um jantar de Natal inspirado nas tradições jugoslavas. Há burek, cevapi, sarma ou kaymak.

Já estamos em janeiro, mas ainda há jantares de Natal por realizar. Esta sexta-feira, 6 de janeiro, o restaurante Bistro 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, vai ter um jantar natalício inspirado nas tradições jugoslavas. Burek, Cevapi, Sarma e Kaymak são alguns dos pratos que vão ser servidos a partir das 19h30.

O chef está em Lisboa desde 1997 e esta é a primeira vez que faz no restaurante uma refeição de Natal inspirada nas tradições de onde é originário. O menu começa com o pão flor, idêntico à fogaça, ajvar, um molho de pimentos, burek, uma tarte de massa folhada com carne picada, kaymak, um creme de leite que se come com pão, stelja, presunto de ovelha, salada de couve e iogurte.

Já nos pratos principais esqueça o bacalhau cozido ou com natas. Aqui há sarma, couve lombada recheada, cevapi, espetadas de carne picada e ainda musaka, que junta carne de cordeiro, tomate e beringela. O tronco de Natal e o bolo rei já foram. No Bistro 100 maneiras tem baklava de pistácio, tufahia, com frutos secos e maçã, e ainda o spanski vetar, um bolo em camadas com frutos secos.

Todo o jantar é acompanhado com vinhos jugoslavos e também Rakija, uma aguardente que se bebe antes e depois da refeição. Custa 50€ por pessoa. Na Sérvia o Natal é celebrado segundo o calendário juliano (ortodoxo), daí que se comemore com 13 dias de diferença em relação ao católico.

localização, contactos e horários

morada
  • Bistro 100 Maneiras [ver mapa]
    Largo da Trindade, 9, Lisboa

    1200-466 Lisboa - Portugal
site e redes sociais
horários
  • Abertura: 19:30
  • Fecho: 02:00
  • Fecha domingo