NiTfm live

Restaurantes

A Mouraria vai ter almoços de domingo especiais com sabores alentejanos

A Taberna do Calhau está a preparar dois menus de 35€, elaborados pelo chef Leopoldo Garcia Calhau, em conjunto com convidadas nascidas no Alentejo.

No número 23 do Largo das Olarias, em Lisboa, há uma casa que se dedica aos petiscos alentejanos desde junho. A Taberna do Calhau foi inaugurada pelo chef Leopoldo Garcia Calhau, de 43 anos, que levou até à Mouraria os pratos típicos da região portuguesa.

No próximo domingo, 20 de outubro, vai haver um almoço inédito com uma convidada especial: Maria Joana é alentejana, mãe do chef e vai estar ao lado do filho a fazer pratos como sopa de tomate, bacalhau à Gomes de Sá, lebre com feijão e perna de borrego. A acompanhar, há vinhos da AdegaMãe: Arinto, Pinot Noir, Dory Reserva Tinto e Alvarinho 221. No fim, vai poder experimentar as especialidades de Maria Joana, arroz doce e sericaia.

O chef Leopoldo.

A 17 de novembro, também domingo, chega a vez de outra alentejana. Teresa Estrela vai partilhar a cozinha com Leopoldo Garcia Calhau e elaborar uma ementa que conta com escabeche maravilha, sopa de cação e mão de borrego assada no forno. Já as harmonizações de vinhos são com Herdade Grande, começando no Antão Vaz 2018 e passando para Gerações branco 2017, Gerações tinto 2016 e Gerações tinto 2014. Mais uma vez, o arroz doce e a sericaia encarregam-se de adoçar a boca no fim.

Os almoços “cozinheiras à séria vão à Taberna do Calhau” têm o custo fixo de 35€ por pessoa, com os vinhos incluídos. Se quiser passar por lá, convém fazer reserva, já que o espaço só tem lugar para 26 pessoas.

No domingo de 3 de novembro não há convidadas, mas há um menu especial com cozido de grão: se gosta desta iguaria, não vai querer deixar de visitar o espaço na Mouraria.