Restaurantes

Mesas Bohemias: o restaurante Casa Inês viaja do Porto para Lisboa

Vai ser o primeiro restaurante a trocar de cidade no novo projeto de intercâmbio gastronómico de Portugal. Se quiser passar por lá, é melhor fazer já a reserva.

É na rua de Miraflor, perto da Campanhã, no Porto, que está a Casa Inês, um restaurante de comida tradicional, com comida típica daquela região do País. Pelo menos foi assim nos últimos anos. Agora, entre 30 de março e 2 de abril, vai mudar-se para Lisboa, ocupando o lugar do lisboeta D. Afonso O Gordo, na Sé.

Este será o primeiro restaurante a aderir ao intercâmbio gastronómico entre o sul e o norte de Portugal. O projeto “Mesas Bohemias”, organizado pelo foodie Rodrigo Meneses (que participou no programa da TVI “Masterchef Portugal”), propõe almoços e jantares de degustação de cozinha regional, harmonizada com cerveja, provando que há uma Bohemia que acompanha na perfeição cada prato da gastronomia portuguesa.

A chef nortenha Inês Diniz, da Casa Inês, promete levar para Lisboa um menu completo, com todos os sabores mais característicos do restaurante.

Para entrada vai haver broa de Avintes, seguida do primeiro prato: bolinhas de alheira com agridoce de abóbora e sardinhas de escabeche e bacalhau à Gomes de Sá. A acompanhar, a sugestão é a Bohemia Puro Malte, uma cerveja de amargor vincado, ideal para limpar o palato.

Para segundo prato principal, a chef propõe filetes de polvo com arroz de polvo, a acompanhar com a Bohemia Trigo, uma cerveja leve e refrescante com notas aromáticas de coentros e casca de laranja, que traz frescura ao prato de polvo. Para terminar em grande, tripas à moda do Porto, que se completam com a Bohemia Original, mais densa, para equilibrar os sabores tão completos deste prato.

No final do menu, estão duas sobremesas que são bem conhecidos da Casa Inês: aletria e rabanada.

O menu custa 30€ por pessoa. Além da entrada, três pratos e sobremesas, inclui água, café e as cervejas as tais Bohemia, que patrocinam o evento.

Se quiser passar pela versão lisboeta da Casa Inês, faça a sua reserva através do site do Mesas Bohemias o quanto antes, já que os lugares são limitados a 60 pessoas — tanto ao almoço, a partir das 13 horas, como ao jantar, a partir das 20 horas.

Quero sugerir uma alteração ao texto ou enviar uma mensagem ao autor deste artigo