NiTfm live

Restaurantes

O melhor restaurante do mundo deste ano é português

O Bistro 100 Maneiras, do chef Ljubomir Stanisic, ganhou o maior prémio dos Restaurant Awards, da revista britânica Monocle.

Pista: conhece bem o chef.

Esta quarta-feira, trouxemos para Portugal o prémio de melhor moscatel. Na mesma semana recebemos mais um. O título de melhor restaurante do mundo de 2017 dos Restaurant Awards, da revista britânica Monocle, foi para o  Bistro 100 Maneiras, o restaurante do chef Ljubomir Stanisic. 

Na descrição do espaço, a publicação faz referência à informalidade, mas também há excentricidade, que vêem como “o ingrediente crucial”. O júri considerou que o horário alargado do restaurante, que só fecha às duas da manhã, também era uma forma de manter os clientes mais felizes.

“Os nossos prémios vão para os restaurantes genuínos, honestos e interessantes em que os nossos correspondentes comeram no último ano”, explica a organização.

O melhor restaurante do mundo deste ano já reagiu à novidade: “O prémio atribuído pela Monocle tem um sabor especial, não só porque reconhece o trabalho feito ao longo dos últimos sete anos mas também porque o grupo se prepara para abrir, dentro dos próximos meses, um novo espaço na capital.”

Já o chef Ljubomir foi menos contido nas palavras e celebrou a vitória com todos os seus seguidores do Facebook e Instagram .

CAR……LHO!!!!!! Obrigado do coração a toda a minha equipa, aos que estão connosco há anos e aos outros, que se…

Publicado por Ljubomir Stanisic em Sexta-feira, 21 de Julho de 2017

Esta é a terceira edição dos prémios atribuídos pela Monocle, que distingue 50 restaurantes em todo o mundo anualmente. No ranking, depois do vencedor português, seguiu-se um restaurante de Tóquio (Cignale Enoteca) e outro de Nova Iorque (Okonomi).

O Bistro 100 Maneiras existe desde 2010 e tem duas salas de jantar: o Quarto do Bistro (desenhado em 2014 pelo gabinete HA+JE Arquitectura) e a Hendrick’s Room (uma sala privada concebida, em 2016, pelos artistas plásticos Mário Belém e Filipe Pinto Soares). Há ainda um bar de cocktails que foi distinguido, este ano, como o Melhor Bar de Restaurante, na edição nacional dos World Class 2017.