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Restaurantes

A melhor forma de acabar com o barulho nos restaurantes

A JOCAVI oferece soluções para melhorar o ruído através de painéis acústicos decorativos e discretos.
Para se sentir mais confortável.

Todos sabemos que o sucesso de um restaurante está associado a diversos fatores: a comida pode ser deliciosa, o espaço acolhedor, o atendimento fantástico e os menus baratos. Porém, um dos maiores problemas destes espaços é o enorme ruído que se ouve naquele período em que estão cheios de clientes.

Quer isto dizer que a acústica é um requisito importante quando se escolhe um restaurante para uma refeição. Afinal, toda a gente se recusa a ir a um espaço onde tem de falar muito alto para se fazer ouvir ou onde o silêncio é tanto que não há privacidade e acaba a ouvir a conversa dos vizinhos. 

Além disso, um espaço fechado com um ruído muito alto pode ter vários e fortes impactos na nossa saúde. Cansaço prematuro, aumento dos níveis de stress, desconcentração e ansiedade, aumento da irritabilidade e de risco de enfarte e hipertensão são alguns dos sintomas.

A maioria dos profissionais indicam que os valores de ruído não devem ultrapassar os 70 decibéis e, segundo um estudo norte-americano publicado em agosto de 2018 no Open Journal of Social Sciences, dos 1788 restaurantes e bares que participaram na investigação, 63% tinham um volume de ruído de cerca de 78 decibéis.

Por estas razões, a contratação de consultores acústicos torna-se imprescindível. A JOCAVI é umas das empresas multinacionais que mais trabalhos faz nesta área. Além de criar painéis acústicos para salas de espetáculos, cinemas ou rádios, a empresa produz painéis artísticos para restaurantes. A ideia é criar um melhor ambiente e, ao mesmo tempo, tornar o design e a estética do espaço mais bonitos.

A JOCAVI melhorou o ruído do Mercado da Ribeira.

Para perceber o que melhor se adequa a cada espaço, a JOCAVI começa por procurar qual é o efeito gerado por ondas sonoras de um espaço. Depois, através de uma análise do programa JAS (Jocavi Acoustic Simulator), a empresa consegue perceber quais são os elementos de tratamento acústico mais indicados.

Numa fase seguinte, os tamanhos e as cores dos painéis podem ser escolhidos pelo cliente — existem mais de dez mil combinações possíveis entre as quatro marcas da JOCAVI (ATP, AS, IN e JOCAVI), cada uma especializada num determinado tipo de espaço.

Mesmo sendo uma empresa nacional com 27 anos de existência, a JOCAVI recorre cada vez mais a materiais reciclados e ecológicos. Existem vários produtos de cortiça (Quadcork ou ECOiso) que são criados com 100% de cortiça como matéria-prima, tintas à base de água com corantes inofensivos para o ambiente. Além disso, todas as madeiras provêm de florestas auto sustentáveis.

A JOCAVI tem ainda uma opção sustentável que recorre a materiais reciclados e ecológicos. Existem vários produtos de cortiça (Quadcork ou ECOiso) que são criados com 100% de cortiça como matéria-prima, tintas à base de água com corantes inofensivos para o ambiente. 

Em restaurantes, os painéis acústicos costumam usar absorventes como o BASMEL, um painel liso que pode ser feito de espuma acústica ou espuma de melamina, simples ou revestido com tecido; o MELLOWALLTRAP e o LIGHTWALLTRAP, que podem ser revestidos a tecido impresso com imagens à escolha. 

A JOCAVI já melhorou a acústica de restaurantes como o D’Oliva, o Paullu’s, o food court do Mercado da Ribeira, o Nogueira’s ou a Taverna do Rogério, em Carcavelos. Pode saber mais sobre os painéis acústicos e serviços da JOCAVI no site da marca e pedir orçamentos através do email info@nulljocavi.net.

Este artigo foi escrito em parceria com a JOCAVI.