NiTfm live

restaurantes

Mãos: o restaurante do chef Nuno Mendes em Londres ganhou uma estrela Michelin

É a segunda vez que o português vence uma distinção no Reino Unido. A primeira tinha sido em 2011, com o Viajante.
É a segunda vez que o chef ganha a distinção/ Foto de Bairro Alto Hotel.

O Guia Michelin 2020 para o Reino Unido foi apresentado esta segunda-feira, 7 de outubro. No total foram atribuídas 29 novas estrelas, uma delas para o restaurante Mãos, do chef Nuno Mendes, em Londres. É a segunda vez que o português ganha tal distinção. A primeira tinha sido em 2011 com o Viajante, espaço que acabou por fechar em 2014.

O restaurante Mãos foi inaugurado em abril de 2018 e fica na zona de Shoreditch, no interior do Blue Mountain School. Aqui só há lugar para 16 pessoas e um menu de 14 pratos que demora três horas a ser degustado. O projeto foi criado em parceria com James Brown e tem como chef executivo Edoardo Pellicano.

O Mãos só tem 16 lugares.

Neste momento, o espaço está a aceitar reservas até ao final de março de 2020. O menu de outono vai estar disponível até ao final de novembro apenas para jantares. Custa 190€ por pessoa. Depois entra o menu de inverno, a partir de 4 de dezembro, também com o mesmo preço.

Há ainda uma refeição especial aos sábado durante a tarde. Só há duas datas à disposição: 26 de outubro e 30 de novembro. Este fica a 168€ por pessoa. Os 16 lugares estão todos numa grande mesa de madeira que fica ao centro de uma sala.

Depois de fechar o Viajante, o chef quis procurar outros desafios. Juntou-se a Andre Balasz, no Chiltern Firehouse, e no verão de 2015 abriu a Taberna do Mercado, dedicado à cozinha portuguesa, os dois em Londres.

O Bahr tem vista para o Tejo.

Nuno Mendes abriu em agosto um novo espaço em Lisboa. No quinto piso do renovado Bairro Alto Hotel fica o Bahr, que tem como chef executivo Bruno Rocha. É restaurante, um bar e também tem uma zona de terraço com vista para o Tejo.

O projeto foi inaugurado a 8 de agosto, mas neste momento apenas está disponível para os hóspedes. Nuno Mendes é também o chef criativo de Food & Beverage do Bairro Alto Hotel.