NiTfm live

Restaurantes

Lisboa vai receber restaurante de Baião com o seu famoso anho no forno

O Mesas Bohemia dá a conhecer a comida regional às grandes cidades. Desta vez, vai levar os sabores da Pensão Borges até à capital.
Boa comida e boa companhia.

Saborear as combinações perfeitas entre os pratos típicos de cada região de Portugal e a cerveja Bohemia, sem ter de fazer dezenas de quilómetros, é o objetivo principal do projeto Mesas Bohemia, que pretende levar não só os pratos mas também os restaurantes mais típicos de cada região a outras cidades do País.

A ideia é que as pessoas possam provar os pratos tal como eles são feitos nos locais originais. Quer isto dizer que a cerveja Bohemia vai buscar os restaurantes, os seus chefs de cozinha e cozinheiros, bem como todos os ingredientes locais para tornar esta experiência super especial.

Para terminar o ano da melhor maneira, a quinta edição de 2019 vai trazer a Lisboa, pela primeira vez, o restaurante Pensão Borges, de Baião, no distrito do Porto. Tudo vai acontecer na Casa das Galeotas, no número 110 da Avenida da Índia, de 29 de novembro a 1 de dezembro. O evento vai contar com a presença de sommeliers de cerveja que vão explicar todas as características das cinco cervejas a provar e fazer o food pairing ideal com os diferentes pratos.

“A Borges”, como é conhecida na vila do distrito do Porto, vai estar em Lisboa para preparar dois jantares e um almoço só com pratos típicos da região, em forno de lenha — e sempre acompanhados pelas cervejas Bohemia indicadas pelos especialistas.

A Pensão Borges vai trazer, para entrada, uns belos enchidos do Norte: a linguiça, a moira e o salpicão de língua. Estas primeiras especialidades são acompanhadas pela Bohemia Pilsener.

O segundo prato é o Bazulaque, uma especialidade feita no tacho, honrando os sabores característicos do cordeiro e conjugado, na perfeição, com as notas tostadas da cerveja Bohemia Bock. Este prato é famoso por ser especialmente popular nos casamentos, batizados e outras cerimónias.

A proximidade do Douro justifica o destaque que os peixes do rio ganham neste evento do projeto Mesas Bohemia. O Escabeche de Lúcio Perca, por exemplo, é um dos pratos icónicos do Pensão Borges. A densidade do escabeche e a frescura do peixe combinam com as notas de amargor do lúpulo da Bohemia Puro Malte.

Depois, chega a especialidade mais esperada — o anho no forno com batatas assadas e arroz. Para acompanhar, a Bohemia Original, claro. No final do menu, aparece nas mesas uma sobremesa bem típica da região: o Creme de Água Queimado. 

O menu completo (que também inclui água do Luso e café) custa 30€ por pessoa. Se quiser passar pela restaurante pop up da Pensão Borges em Lisboa, pode fazer a reserva através do site do Mesas Bohemia ou na Ticketline.

É importante que marque a sua mesa com antecedência, uma vez que os lugares estão limitados a 80 pessoas — tanto ao almoço, a partir das 13 horas, como aos jantares, a partir das 20.

Carregue na galeria para saber mais sobre a próxima edição do Mesas Bohemia que traz a Pensão Borges a Lisboa.

Este artigo foi escrito em parceria com a Mesas Bohemia.