NiTfm live

Restaurantes

José Avillez é um dos melhores chefs do mundo

O responsável pela cozinha do Belcanto, em Lisboa, ganhou o prémio Grand Prix de l’Art de la Cuisine, atribuído pela Academia Internacional da Gastronomia.

O chef disto tudo/Foto de José Avillez.

José Avillez é o chef disto tudo. Duas estrelas Michelin, domínio quase absoluto da zona do Chiado, em Lisboa, com 11 restaurantes, mais que vêm a caminho e prémios internacionais de grande prestígio. Esta segunda-feira, 5 de fevereiro, o responsável pela cozinha do Belcanto, em Lisboa, foi considerado um dos melhores chefs do mundo. José Avillez recebeu o Grand Prix de l’Art de la Cuisine, distinção atribuída pela Academia Internacional da Gastronomia.

Esta é a primeira vez que um chef português recebe este prémio que desde 1900 elege o melhor chef do ano. José Avillez junta-se assim a Massimo Bottura, Alain Ducasse, Heston Blumenthal, Gordon Ramsay ou Ferran Adrià que venceram em edições anteriores.

“Agradeço à Academia Internacional de Gastronomia esta distinção. Temos trabalhado com o objetivo de promover a gastronomia Portuguesa no mundo e este prémio é um importante reconhecimento do caminho feito. Certamente ajudará a dar ainda mais visibilidade à cozinha Portuguesa”, disse o chef esta manhã em Paris quando recebeu o prémio, segundo o “Boa Cama Boa Mesa”.

A Academia Internacional da Gastronomia deu ainda mais alegrias a Portugal. Segundo o mesmo site, Pedro Pena Bastos recebeu o prémio Chef de l’Avenir, Gabriela Marques, do Varanda do Ritz, a distinção Prix au Sommelier, George Mendes levou o prémio de literatura gastronómica pelo livro “My Portugal” e Leonardo Pereira conquistou o prémio multimédia pelo programa “Chef de Raiz” do 24Kitchen.

José Avillez vai abrir este ano dois novos espaços. No Porto estreia o conceito do Mini Bar, que já abriu em Lisboa. Já pelo capital prepara uma novo abertura para a zona do Campo das Cebolas.