NiTfm live

Restaurantes

Jantar no Fifty Seconds é uma viagem única para fazer sem medo das alturas (nem da conta)

Martín Berasategui dá o nome ao novo restaurante do edifício mais alto de Portugal. Fica na Torre Vasco da Gama e tem todos os ingredientes para ser candidato a uma estrela Michelin. A NiT testou o serviço.

Há três dias que quase ninguém dorme no Fifty Seconds, o novo restaurante de Lisboa. Filipe Carvalho, o chef executivo, e a equipa vão a casa, deitam-se durante duas horas, tomam banho e regressam à Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações. O esforço traduz-se no que chega à mesa e tanto pode ser através do Menu Fifty Seconds (120€ por pessoa), do Menu Degustação (160€) ou do serviço à carta.

É caro para uma refeição comum mas aqui o valor não inclui apenas a comida (e é muita). Inclui uma experiência única que começa logo no rés do chão do Myriad. O acesso faz-se através do hotel do grupo SANA e a subida ao topo daquele que é o edifício mais alto de Portugal (com 145 metros) demora 50 segundos, a razão para o nome do restaurante que é o mais recente projeto de Martín Berasategui, o chef com mais estrelas Michelin (já são oito) em Espanha.

A vista é panorâmica e um pouco avassaladora para quem tem vertigens, o meu caso. A solução é tentar não olhar, agarrar-me a um corrimão e focar-me num ecrã que ocupa uma das paredes. Aí passam imagens do fundo do mar, anunciando desde logo todo o conceito do espaço.

Quando as portas duplas se abrem lá em cima, quase somos engolidos pela vista. O rio, a ponte Vasco da Gama, o Parque das Nações, Lisboa e arredores envolvem a sala que tem janelas do chão ao teto. As mesas não estão demasiado coladas aos vidros — felizmente para mim que ia desmaiando quando ousei aproximar-me demasiado para espreitar. Sente-se, é mais seguro.

O chão está coberto por uma carpete com vários tons de azul como se fosse o mar e de vez em quando se vislumbrasse a areia. Dos lados das portas estão as garrafeiras, com conhaques raros ou vinhos únicos. As mesas acompanham as janelas, os tons azul e cobre estão em todo o lado, desde as cadeiras aos candeeiros. O nosso empregado de mesa apresenta-se, é o João e vai acompanhar-nos neste Menu Degustação.

Primeiro perguntam-nos se temos alergias ou algum tipo de restrição alimentar. O repórter de imagem da NiT explica que não come carne, o que vai obrigar a uma readaptação de grande parte dos 14 pratos que estamos prestes a experimentar. Para Filipe Carvalho, de 32 anos, isso não representa qualquer problema.

localização, contactos e horários

morada
  • Fifty Seconds [ver mapa]
    Cais das Naus, Lote 2.21.01, Lisboa
    1990-173 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Parque das Nações