NiTfm live

Restaurantes

Jantámos num restaurante com mesas de água — e queremos voltar

A NiT esteve no novo Jantar Sensorial do restaurante Al Quimia, do EPIC SANA Algarve, com a companhia de peixes em todos os pratos. Também houve vendas, cadeados, música e chuva.

Tiram-lhe a venda dos olhos e é nesta mesa que vai jantar.

Esqueça as mesas de madeira, os tampos de mármore, pedra ou outros materiais. Original, original é comer numa mesa de água, uma espécie de aquário com peixes e sem tampo, onde os pratos e copos são colocados em suportes. O apetite ainda não lhe abrimos — já lá vamos —, mas a curiosidade é bem provável que sim.

O Al Quimia, restaurante do EPIC SANA Algarve, em Albufeira, tem um novo Jantar Sensorial. Depois dos cinco sentidos e dos sete pecados mortais, na terceira edição do evento, o chef Luis Mourão e a sua equipa criaram uma refeição à volta da Lenda da Atlântida.

Sobremesas partidas na mesa, comer de olhos vendados ou com algemas. A fasquia para o jantar deste ano está alta e só de pensar que vai comer numa mesa de água é meio caminho para querer reservar uma cadeira antes de saber mais alguma coisa do que se vai passar. Este ano, o Jantar Sensorial é a 3 de novembro e as inscrições já abriram.

Só há lugar para 23 pessoas, por isso, o melhor é apressar-se. As reservas podem ser feitas pelo número 289 104 301, mas também pelo email info.algarve@nullepic.sanahotels.com. Custa 150€ por pessoas, com todos os vinhos, pratos e uma experiência de que não se vai esquecer nos meses seguintes.

A NiT, a convite do Grupo SANA, esteve no Algarve e provou tudo o que vai ser servido. Ainda antes da entrada na sala do restaurante, há alguns pequenos snacks dentro de bolas de vidro penduradas na esplanada. Pode ir petiscando enquanto bebe espumante servido pelos empregados que estão vestidos como na Grécia antiga — vestes brancas e ligeiros apontamentos dourados.

Antes da entrada na sala, há snacks pendurados.

No final dos aperitivos, surgiu uma pergunta em espécie de desafio mágico para passarmos à fase seguinte. “Para entrarem, o nome da filha de Atlas terão de pronunciar”, diz o empregado à porta do restaurante. Não lhe vamos facilitar a vida, procure na Internet, como nós fizemos. Era a única forma de poder finalmente provar os primeiros pratos no novo Jantar Sensorial.

A refeição está dividida em capítulos e a Filha de Atlas é o primeiro. Entrámos no Al Quimia para encontrar uma mulher deitada numa mesa ao centro da sala. Está vestida de branco, como os empregados, e os clientes andam à sua volta. Estavam croquetes em bola dispostos nos pratos à sua volta, como se fossem manjares no Olimpo que estavam a decorar a cena. 

Azeitona verde, presunto de pata negra, cogumelos e salmão, assim se componham os croquetes. Depois, somos convidados para entrar na sala do restaurante onde estaria para chegar o tal jantar. Havia mesas negras com cordas e cadeados, cadeiras ligeiramente mais altas do que nos lembrávamos e alguma comida.

localização, contactos e horários

morada
  • Al Quimia [ver mapa]
    Aldeia da Falésia, 8200-593, Albufeira

    8200-593 Albufeira
    localização
    Algarve