NiTfm live

Restaurantes

Jamie’s Italian: visita guiada ao mais aguardado restaurante do Príncipe Real

O franchising de Jamie Oliver em Portugal já está aberto para almoços e jantares. A NiT foi conhecer o novo restaurante de Lisboa e mostra-lhe o que tem mesmo de provar.

O Jamie’s Italian já abriu em Lisboa.

Este fim de semana foi uma correria ao número 28 A da Praça do Príncipe Real. Depois da notícia de abertura do Jamie’s Italian foram muitas as pessoas que quiseram provar as propostas italianas de Jamie Oliver. O chef britânico ainda não passou pelo novo restaurante em Lisboa, mas é uma visita aguardada e que pode acontecer de surpresa, como revelou à revista “UP” na edição de janeiro.

Desde o verão do ano passado, quando saiu a informação de que o local de abertura seria o Príncipe Real, que muitos passaram à porta todas as semanas para acompanhar as obras. Era para ter aberto em setembro, mas houve atrasos e só a partir deste sábado é que foi possível servir refeições.

“Olá, boa tarde, bem-vindo ao Jamie’s Italian.” Todas as pessoas são recebidas à entrada por um dos colaboradores do espaço. Quer tenha reserva ou decidido ir à aventura à procura de uma mesa (que provavelmente não vai encontrar), é aqui que deve informar o colaborador. Madeiras, mosaicos, muita luz natural e um ambiente rústico fazem a decoração do espaço.

O Jamie’s Italian divide-se em três pisos. Assim que entra tem a zona de bar onde pode pedir um aperitivo antes de se sentar. Aqui fica também o forno onde são preparadas as pizzas e as tábuas de petiscos. Neste piso encontra-se um dos terraços com vista sobre Lisboa. Ao descer as escadas, para o piso inferior, tem as casas de banho e também uma sala privada para grupos, com capacidade para 18 pessoas e que pode ser reservada.

Depois suba um lance de escadas e ainda mais um para ir até à segunda sala do restaurante, que ao todo tem capacidade para 174 pessoas. Aqui está a segunda cozinha do Jamie’s Italian onde são feitos os pratos. Fora do balcão, para que todos possam ver, está o “Ferrari das pastas” como lhe chamam. É uma máquina vermelha, usada para preparar massa fresca, e construída em exclusivo para a cadeia do chef britânico. A receita é simples e está descrita num dos quadros deste piso: “farinha 00, ovos e muito amor”. Se não correr bem, junte um pouco de água que nunca falha.

Está sempre alguém à frente da máquina a fazer doses de massa com 75 gramas. Assim que saem, são pesadas na balança eletrónica e colocadas em caixas. Seguem depois para a cozinha para serem compostas com os variados ingredientes italianos e portugueses que são usados no Jamie’s Italian.

Neste piso está o segundo terraço do restaurante, também com vista para Lisboa e com pequenos aquecedores, os únicos espaços do restaurante onde é possível fumar.

As pizzas são uma das sugestões de Jamie Oliver.

localização, contactos e horários

morada
  • Jamie’s Italian [ver mapa]
    Praça do Príncipe Real 28A/D, Lisboa
    1250-096 Lisboa
    localizações
    Lisboa, Príncipe Real
site e redes sociais