NiTfm live

Restaurantes

Já se sabe quando vai abrir em Lisboa o restaurante do espanhol com mais estrelas Michelin

O Fifty Seconds está quase, quase a abrir. É a primeira casa em Portugal do chef Martin Berasategui.

Chama-se Martin Berasategui e apesar de não ser o nome mais popular do mundo da gastronomia, é o chef espanhol com mais estrelas Michelin. O seu primeiro restaurante em Portugal vai abrir a 6 de novembro no Parque das Nações, em Lisboa, segundo avança o “Expresso”.

O Fifty Seconds fica no topo da Torre Vasco da Gama, mesmo colado ao hotel Myriad. Chama-se assim porque é o tempo que demora a chegar ao topo da torre de elevador. O restaurante vai ficar a mais de 100 metros de altura com uma vista sobre o Tejo e toda aquela zona de Lisboa.

O restaurante estará em soft-opening nos últimos dias de outubro. A equipa que Berasategui formou nos últimos meses, no restaurante-escola em Lasarte-Oria, é composta por Filipe Carvalho (chefia da cozinha), Maria João Gonçalves (chefia da pastelaria), Inácio Loureiro (chefia da sala) e Marc Pinto, que será o sommelier.

A carta terá pratos clássicos como o mil-folhas de foie gras, maçã, cebolinhas novas e enguia fumada; o salmonete com escamas crocantes, funcho e açafrão e ravioli de tinta de choco; a Pá de borrego de leite com soro de parmesão e cogumelos silvestres; e a doce torrija caramelizada com gelado de amêndoa.

Prove ainda novos pratos como o naco de tamboril grelhado, côco e caril vermelho, com texturas de lingueirão; ou o coelho do monte à la Royale. A ementa terá sete entradas, três pratos de peixe, três de carne, e quatro sobremesas. Estarão ainda disponíveis dois menus de degustação — um deles composto por nove pratos e outro por 12, diz o mesmo jornal.

O Fifty Seconds vai estar aberto de terça-feira a sábado para almoços e jantares e estará encerrado aos domingos e segundas-feiras.

Martin Berasategui tem 58 anos e foi aos 13 que começou a cozinhar no restaurante da família, o El Bodegón Alejandro, em San Sebastián, no País Basco. Assumiu a cozinha deste espaço aos 20 anos e conseguiu a primeira estrela Michelin em 1986.

No total, tem oito galardões. A casa-mãe, em San Sebastián, tem o seu próprio nome e três dessas estrelas Michelin. Em Lisboa é bastante provável que venha com intenções de chegar ao prestigiado guia.