NiTfm live

Restaurantes

Guia Michelin: os restaurantes recomendados em Portugal (mas ainda sem estrela)

De norte a sul, há dezenas de espaços selecionados para o guia. São quase todos de comida tradicional portuguesa.

O Guia Michelin é sinónimo de estrelas, alta cozinha e criatividade máxima, protagonizada pelos mais famosos chefs do mundo. E se restaurantes como o The Yeatman ou Il Gallo d’Oro jogam nesta espécie de Liga dos Campeões, onde param os representantes portugueses na segunda divisão europeia? Ela existe, está no Guia e chama-se Bib Gourmand, uma classificação dada pelos críticos que selecionam espaços com comida boa a preços moderados. E, diga-se de passagem, esta é uma liga bastante mais democrática, com representantes em todas as regiões do País.

Contrariamente ao que acontece na categoria das estrelas, nos Bib Gourmand é a cozinha tradicional portuguesa que está em maioria, do peixe e marisco algarvio às carnes e enchidos de Trás-os-Montes.

A nova edição do Guia apresentou dois novos nomes — o Brasa, em Macedo de Cavaleiros, e o Vila do Peixe, na Madeira — e aumentou para 35 o número de representantes nacionais na seleção Bib Gourmand.

Estes chefs não são estrelas, não aparecem na televisão e não usam esferificações e espumas, mas sabem fazer um bom cabrito assado no forno que não o obrigam a esvaziar a conta bancária. E talvez tenha um destes espaços Bib Gourmand já ao virar da esquina. O melhor é mesmo ver a lista completa.

Carregue na imagem em baixo para ver os restaurantes Bib Gourmand do Guia Michelin de 2017.